Quem mata mais a policia ou os bandidos?

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      03/08/15 às 15h05

De acordo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgados no fim do ano passado, durante 5 anos os policiais brasileiros mataram pelo menos 11.197 pessoas. As mortes aconteceram entre 2009 e 2013.

Analisando um pouco os dados, podemos perceber que é como se a polícia brasileira tivesse matado cerca de seis pessoas por dia durante esses anos.

Se compararmos os números de mortes com o de países como os Estados Unidos, dá para perceber o quanto a diferença é grande.

Enquanto no país norte-americano a polícia levou cerca de 30 anos para alcançar um número de mortes parecidos, 11.090, por aqui não foram necessários mais do que cinco anos.

bope

De todos os estados brasileiros, a polícia do Rio de Janeiro é a que mais mata. Ainda de acordo com os dados da 8ª edição do anuário de segurança, divulgado no Fórum, apenas em 2009 a polícia carioca matou 1.048 pessoas. Ou seja, 54% das mortes daquele ano.

Outros homicídios

Quando o assunto é homicídio, o Brasil não está no topo do ranking apenas pelas mortes praticadas pela polícia. O país também é campeão de mortes de maneira geral.

Outro relatório divulgado também no final do ano passado mostra que de cada 100 assassinatos no mundo, 13 são no Brasil. Os dados são do relatório da Organização Mundial de saúde (OMS).

De acordo com a Organização, apenas no ano de 2012 o governo brasileiro informou que 47 mil pessoas foram assassinadas no Brasil, mas o número verdadeiro pode chegar a 64 mil homicídios. Esses dados colocam o país na posição 11ª de mais perigoso do mundo.

Quem mata mais?

bandido

Afirmar quem mata mais, polícia ou bandidos, é uma questão complicada, pois envolve uma série de outras questões e muita coisa precisa ser discutida.

No entanto, observando apenas os números é possível chegar a uma reposta matemática simples. Vamos considerar que no ano de 2012 a polícia tenha matado aproximadamente seis pessoas por dia, como aponta o anuário de segurança.

Ao final dos 365 dias, seriam 2.190 pessoas mortas por policiais, ou 2.196, considerando que 2012 foi um ano bissexto. O número não chega nem perto dos 47 mil que foram mortos no país nesse ano, de acordo com o governo e muito menos dos 67 mil apontados pela OMS.

Mesmo que os assassinatos cometidos pela polícia esteja incluído nos dados, ainda assim o número de assassinatos cometidos por pessoas civis é bem maior.

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+