Quem não gosta de colocar a mão no bolso de uma calça ou bermuda e encontrar notas ou moedas que nem lembrava que tinha? A maioria das pessoas já fizeram algumas descobertas inesperadas, sejam elas coisas boas, como um dinheiro no bolso, ou então algumas nem tanto, como uma conta esquecida há tempos e perdida no meio das coisas.
O fato é que o que as descobertas têm em comum é que elas acontecem de repente. Como no caso desses arqueólogos que encontraram um pote cheio de moedas de ouro antigas. Essa descoberta foi feita na cidade de Notion, no oeste da Turquia, em um quarto escondido nos restos de uma casa. De acordo com a datação, as moedas de ouro tem aproximadamente 2.400 anos.
A hipótese é que essas moedas de ouro foram enterradas por um soldado mercenário que se cavou um buraco em seus modestos aposentos no fim do século V a.C. Esse soldado colocou um jarro pequeno, conhecido como olpe, com suas economias, que eram dezenas de moedas de ouro daricos, cada uma equivalente a um mês de pagamento, e depois o cobriu com terra.
Moedas de ouro
De acordo com Christopher Ratté, arqueólogo, professor da Universidade de Michigan e líder da escavação, esse soldado não teria recuperado o tesouro que tinha enterrado. “Na verdade, não estávamos procurando um pote de ouro”, disse o pesquisador.
A descoberta identificou as moedas como daricos. Elas eram de ouro e foram emitidas pelo Império Persa. Nelas é possível ver a figura de um arqueiro ajoelhado, isso mostra as suas origens iranianas. O mais provável é que elas tenham sido feitas em Sardis, aproximadamente 96 quilômetros de Notion, capital do governante local persa da Lídia.
“A descoberta de um achado tão valioso em uma escavação arqueológica controlada é muito rara. Ninguém enterra um tesouro de moedas, especialmente moedas de metal precioso, sem a intenção de recuperá-lo. Então, apenas a mais grave desventura pode explicar a preservação de tal tesouro”, explicou Ratté.
Tendo como base o contexto histórico, essas moedas de ouro foram enterradas em um período de agitação política entre 430 e 427 a.C., época em que Notion era disputada entre persas e gregos. Nesse tempo, os mercenários pró-persas eram assassinados pelo general ateniense Paches. Por conta disso é que as moedas de ouro podem ter sido enterradas e tido como resultado a expulsão dos simpatizantes persas e na reorganização da cidade sob controle ateniense.
Análises
O trabalho que revelou esse tesouro começou em 2022 embaixo do pátio de uma casa do século III a.C e continua revelando informações a respeito da cidade antiga. A maior parte dos tesouros foram descobertos pelos saqueadores. Contudo, as moedas de ouro estão no Museu Arqueológico de Éfeso em Selçuk, na Turquia.
“Um achado arqueológico sem informações contextuais é como uma pessoa sofrendo de amnésia—uma pessoa sem memórias. Ainda é interessante e importante, mas a perda de conhecimento é incalculável”, relatou o líder do projeto.
Fonte: Galileu
Imagens: Galileu