Praticamente desde que o ser humano existe na Terra, as doenças também estão presentes e fazem mal à saúde no geral. E o que muitos podem não saber é que existem aquelas que são mais comuns entre as populações de determinado país. Por exemplo, no Brasil, uma em cada 33 mortes é causada por alguma doença no fígado. Justamente por isso que toda prevenção é bem vinda, como por exemplo, alguma fruta que tire a gordura do fígado.
Nesse ponto, uma fruta tropical que é bem consumida na Índia, Paquistão, México, Oriente Médio e Caribe tem ganhado espaço na mesa das pessoas do mundo todo por conta dos seus vários benefícios para a saúde.
Fruta que tira gordura do fígado
O tamarindo tem um grande destaque não somente por conta do seu sabor, que é uma mescla do doce com o ácido, como também por conta do seu valor nutricional bem alto. Dentre os benefícios dele, os antioxidantes da polpa da fruta, como polifenóis e flavonóides, combatem o acúmulo de gordura no fígado e no coração.
A fruta não somente combate o acúmulo de gordura no fígado. Sua polpa, que vai de verde e azeda para uma consistência pastosa e agridoce quando fica madura, é usada para vários pratos. Ela pode estar presente desde os molhos até os doces, sendo ótima para fazer sucos bem refrescantes também.
Além disso, a fruta é rica em vitaminas C, K, B e minerais essenciais como cálcio, potássio e fósforo.
Outros benefícios
De acordo com estudos publicados no Asian Pacific Journal of Tropical Biomedicine, o tamarindo é rico em aminoácidos essenciais e fitoquímicos. Além de ter atividades antidiabéticas, antimicrobianas, antiasmáticas, anti-inflamatórias e laxativas. Como se isso já não fosse o suficiente, a fruta tem uma grande concentração de fibras que ajuda no alívio da indigestão.
Contudo, um dos destaques da fruta é o potencial que ela tem de ajudar a regular os níveis de colesterol. O tamarindo também é ótimo para as pessoas que sofrem com retenção de líquidos por conta da grande quantidade de potássio, ajudando também na diminuição de edemas em partes do corpo como pés, tornozelos e pernas.
Mesmo que essa fruta ajude no combate da gordura do fígado e tenha vários outros benefícios nem todas as pessoas devem consumi-la. Quem deve evitar o tamarindo são pessoas alérgicas a ele. Até porque se elas o consumirem podem ter erupções cutâneas, inchaço ou dificuldade respiratória.
As pessoas que tem um histórico de problemas gastrointestinais, como refluxo ácido ou úlceras, também devem evitar o consumo porque podem sentir que ele agrava os sintomas por conta da acidez natural da fruta.
Outro ponto importante é entender que mesmo o tamarindo tendo vários benefícios, o consumo da fruta não substitui tratamentos médicos especializados. E o consumo também deve ser feito de forma equilibrada e sem nenhum excesso porque ele pode ter efeitos colaterais como diarreia e náusea.
Fonte: Catraca livre
Imagens: Imprensa Brasília, Diário do nordeste