As 10 piores teorias da conspiração sobre doenças mortais

POR André Quincas    EM Ciência e Tecnologia      03/12/15 às 16h32

Você provavelmente já ouviu falar em diversas teorias conspiracionistas sobre vários assuntos. A visita do homem à lua, as mortes de Elvis Presley, Michael Jackson e, claro, a morte de Osama Bin Laden. Mas quando essas teorias são sobre doenças mortais as consequências podem ser atormentadoras.

A AIDS, por exemplo, além de ser uma doença cercada por estigmas sociais, criou-se em torno dela as mais descabidas teorias sobre sua origem e proliferação. Já desmistificamos algumas questões sobre a AIDS aqui na Fatos te mostrando verdades  que a mídia convencional não fala sobre o vírus. O Ebola é outro mal acerca do qual criaram várias teorias que perturbam e alarmam a população sob risco de ser acometida pelo vírus.

Confira então as 10 piores teorias criadas em torno de doenças mortais:

1- Bill Gates têm interesse em desenvolver vacinas para controle populacional

Bill-Gates-Energy-Company-Files-for-Bankruptcy-427253-2

Em uma conferência sobre as causas e efeitos das mudanças climáticas, Bill Gates relacionou o crescimento populacional ao aumento das emissões de CO2. Ele sugeriu que o investimento no melhoramento de vacinas anticoncepcionais e programas de planejamento familiar, poderiam impedir que a população mundial crescesse mais 2 bilhões em pouco tempo. Ele distinguiu que uma população de mais de 9 bilhões de pessoas elevariam as emissões de CO2 a níveis impossíveis de serem revertidos em médio prazo.

O resultado foi que criaram, a partir dos dizeres de Gates, a teoria de que ele já estaria investindo no desenvolvimento de uma vacina para diminuir o tempo de vida das pessoas e com isso diminuir a população da Terra. Dessa forma, o processo de reprodução aconteceria de maneira mais lenta em relação aos óbitos resultando na diminuição de humanos no mundo.

2- Aviões são responsáveis pela doença da vaca louca

vaca

Você já viu o rastro de um avião deixado no ar? Pois é. Existe uma teoria chamada chemtrail que defende que aqueles rastros são a pulverização de agentes químicos para espalhar doenças diversas, sendo a doença da vaca louca a mais mencionada.

O mal da vaca louca é uma doença degenerativa que acomete bovinos. A doença é causada por proteínas deformadas que se "reproduzem", causando a degradação do sistema nervoso do animal lentamente até sua destruição completa. Os humanos contraem a doença através do consumo da carne infectada.

3- A pneumonia asiática foi um ataque biológico contra os chineses

1925378-1221-in

A mais ou menos dez anos atrás a Síndrome Respiratória Aguda Grave "caiu matando" sobre os chineses. Em pouco tempo estava instalado um surto da doença nunca visto antes. Os chineses se desesperaram sobretudo pela falta de informação já que, apesar de o governo chinês investir muito em propaganda, a censura lá é a principal lei. Ninguém na China acredita na transparência do governo ou liberdade de expressão e imprensa.

Esse cenário favoreceu o surgimento da teoria de que a SARS foi jogada na China pelos Estados Unidos em parceria com o Japão. Muitos cidadãos estavam convencidos de que a doença era uma estratégia para prejudicar o povo chinês e distraí-los na Guerra do Iraque.

4- AIDS foi criada e distribuída pelo governo dos Estados Unidos

aidslogo1

Como dissemos no início, muitas teorias pairam sobre o surgimento do vírus HIV. Uma das mais absurdas (ou não?) é a de que o governo do presidente Reagan criou a doença para dizimar negros e homossexuais. A teoria afirma que o vírus foi introduzido em experimentos com homens gays e bissexuais na forma de vacina contra hepatite B, entre 1978 e 1981.

Muitos homens gays foram marginalizados desde o aparecimento da AIDS e com isso não procuraram a ajuda adequada, contribuindo para que o vírus se espalhasse. A teoria de que a doença foi criada para acabar com os negros está atrelada à teoria original de surgimento do vírus. Acredita-se que o vírus veio de um símio que cruzou a barreira das espécies na África.

5- Proibir o DDT foi uma forma de espalhar a malária e acabar com a população da Terra

Collection of pesticides, including DDT, that were still in use by some farmers in the 1970's. Photo was taken at a Kansas farm in 1976.

O DDT foi o o primeiro pesticida moderno usado largamente depois da Segunda Guerra Mundial para combater os mosquitos transmissores da malária e do tifo. Mas devido à preocupação com o efeito do veneno sobre as plantas, pessoas e animais de estimação, grande parte do mundo proibiu o DDT até 1970.

Devido a isso surgiu a teoria de que o pesticida havia sido tirado de circulação para proliferar a malária e destruir a população do mundo.

6- Ebola

140930-liberia-ebola-zone-2009_1e28f8e103715ddbbf6a57e44a1a3e99

Sobre o ebola existem, talvez, mais teorias malucas do que acerca da AIDS. Na Nigéria acreditavam que água com sal curaria ebola. Uma enfermeira em Serra Leoa disse que o vírus era uma invenção dos médicos para praticarem canibalismo. Uma outra diz que os Estados Unidos jogaram o Ebola sobre a África com o pretexto de campanhas de vacinação.

Segundo essa última teoria, os Estados Unidos, com a ajuda de uma empresa farmacêutica africana, testaram seu agente biológico da desgraça. Os norte-coreanos também acreditam que os Estados Unidos mantêm uma vacina eficaz contra o ebola sob seus domínios, porque eles querem ver os efeitos da sua máquina de destruição em massa.

7- Câncer é causado por micróbio

câncer1

Alguns teóricos afirmam que muitos cientistas escondem o fato de que câncer é um mal causado por um micróbio e que é uma doença contagiosa. Claro que isso vai totalmente contra tudo o que já foi descoberto sobre esse tipo de patologia.

Os teóricos estão convencidos ainda de que a cura para o câncer pode ser obtida estudando-o como um micróbio. Eles acreditam que os cientistas sabem disso e estão escondendo a cura do câncer por vergonha de terem suas teorias "erradas" derrubadas.

Agora a Fatos quer saber se você acha alguma dessas teorias tem fundamento. Comente aí!

André Quincas
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+