• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Como é um caveirão visto por dentro? Como ele funciona?

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      02/07/15 às 17h54

O Caveirão é um veículo blindado, que pode comportar até 11 policiais. Ele á bastante utilizado em operações nas favelas do Rio de Janeiro. Você provavelmente já deve ter ouvido falar dele ou visto na TV.

Mas já parou para pensar como funciona o carro? O Caveirão é na verdade um carro-forte, assim como aqueles utilizados para transportar dinheiro em bancos.

No entanto, ele é adaptado para abrigar o esquadrão de elite da Polícia Militar do Rio, as tropas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

Ele foi criado para ser utilizado em zonas consideradas perigosas com inimigos fortemente armados e possui cerca de três metros de altura, 5,6 metros de comprimento e pesa quase 8 toneladas. Apesar desse peso todo, o carro consegue alcançar uma velocidade de 120 km/h.

Dentro do carro

caveirão 5

Ao contrário do que muita gente pensa, não existem armas acopladas dentro do veículo. Os policiais atiram por 20 seteiras, que são buracos protegidos por portinholas. Dessa maneira, o cano das armas pode se mover cerca de 50 graus em qualquer direção vertical.

Como ele comporta até 11 policiais, além do motorista e do passageiro que se senta ao lado dele, um policial fica em pé na torre, logo atrás do motorista, e os outros oito ficam sempre sentados. Quatro dele virados para a lateral direita e quatro para a lateral esquerda.

Já do lado de fora, a blindagem é pesada. A carroceria é revestida com chapas de balístico, um tipo de aço especial e mantas de aramida. Já os vidros possuem películas feitas de substâncias bem resistentes. As rodas são revestidas por um anel de aço, sendo assim, mesmo com as rodas atingidas por tiros, o Caveirão ainda consegue rodar 20 km.

Ficou curioso? Então veja mais imagens de como o Caveirão é por dentro:

cavirão 1

caveirão3

caveirão 4

caveirão 6

 

Próxima Matéria
Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+