Fatos Nerd

As 5 revelações mais intrigantes que foram feitas sobre o mundo de Harry Potter

0

2015 foi um excelente ano para os fãs de Harry Potter. Depois do anúncio de que a peça de teatro Harry Potter e a Criança Amaldiçoada terá o filho mais novo de Harry como protagonista, as expectativas pela nova história só aumentaram. Como se não bastasse, a autora abriu a boca no Twitter como nunca antes, revelando muitos e intrigantes detalhes sobre a trama original. Estas, no entanto, não foram suas únicas revelações, uma vez que o Pottermore, desde 2011, tem trazido muitas informações interessantes sobre o mundo de Harry Potter.

Se você não conhece, o Pottermore é um site interativo em que é possível “reler” os livros de uma maneira bem diferente e original. Ao longo dos capítulos, novas informações são reveladas, bem como joguinhos e belíssimas ilustrações. Tudo foi escrito pela própria J. K. Rowling, em uma forma de ampliar suas histórias. Infelizmente, o site ainda não tem uma versão em português, mas não se preocupe. A Fatos destacou algumas das revelações mais intrigantes que foram disponibilizadas no site.

5 – Porque Harry demorou para ver testrálios

Thestrals

Esta questão pode parecer estúpida, mas se tornou tópico de discussão por um bom tempo nas comunidades de fãs do bruxinho. Felizmente, a autora decidiu utilizar o Pottermore para dar uma resposta definitiva sobre o assunto polêmico. O problema é o seguinte: como Harry, enquanto bebê, assistiu ao assassinato de sua mãe (que morreu para protegê-lo), porque ele só conseguiu enxergar os testrálios no quinto ano, após a morte de Cedrico Diggory? Se você não se lembra, os animais só podem ser vistos por aqueles que já viram, de alguma forma, a morte.

Rowling explicou que não basta uma pessoa testemunhar uma morte; ela também deve compreender o que ela significa, emocionalmente falando. A autora ainda acrescentou que o momento em que isto acontece varia de pessoa para pessoa, de forma a não ser algo tão exato quanto pensávamos. Harry era muito jovem para absorver o impacto da morte, algo que só foi acontecer quatorze anos depois, no cemitério dos Riddle.

4 – Lupin se transformou por causa do pai

lupin-600x400

Lyall Lupin, pai de Remo, trabalhou no Departamento para Regulamentação e Controle das Criaturas Mágicas durante o primeiro ataque de Lord Voldemort, onde ele se encontrou com Fenrir Greyback pela primeira vez. O enlouquecido e sedento por sangue lobisomem foi levado à interrogatório a respeito da morte de duas crianças trouxas. Ele, no entanto, se fez de desentendido, afirmando ser um trouxa sem-teto sem nenhuma ideia do que estava acontecendo.

Como ainda não existia o Registro de Lobisomens, Greyback se livrou das acusações facilmente. Lyall viu através de suas mentiras, e implorou para a comissão que mantivesse o suspeito enjaulado até a próxima lua cheia. Greyback riu da raiva de Lupin, e o bruxo fez um discurso sobre como todos os lobisomens não merecem nada além da morte, expondo todo seu ódio. O lobisomem não se esqueceu dessas palavras, e decidiu fazer uma visita à casa de Lupin. Como seu filho dormia na cama, Greyback não pensou duas vezes antes de ataca-lo. Lyall chegou a tempo de salvar a vida da criança com uma série de feitiços perigosos, ainda que o estrago já tivesse sido feito.

3 – A história de Minerva McGonagall

McGonagall2

A professora McGonagall foi uma verdadeira rocha ao longo de toda a série, especialmente nos últimos livros. Ela defendeu a escola contra a horda de Lord Voldemort na batalha de Hogwarts e sempre estava lá quando Harry precisava. Não fosse pelo Pottermore, jamais saberíamos que, apesar de parecer sempre tão severa, Minerva já sofreu dos males do amor. Filha do reverendo Robert McGonagall, um trouxa, e da bruxa Isobel Ross, Minerva cresceu em uma família mestiça, ainda que seu pai não tivesse ideia de que o mundo bruxo existisse. Temendo que ele não aceitaria a verdade, a mãe de Minerva manteve seu segredo mágico até o nascimento da filha. Isto quebrou a confiança do casal, que nunca foi recuperado.

Tendo testemunhado o colapso da felicidade de seus pais, Minerva enfrentou uma decisão de partir o coração quando ela própria se apaixonou perdidamente pelo filho de um fazendeiro local. Dougal McGregor logo propôs a Minerva, que aceitou o pedido. Na mesma noite, no entanto, ela percebeu que aquilo nunca daria certo, já tendo convivido com uma situação similar. Casar-se com Dougal significaria o fim de todas as suas ambições como bruxa. Por outro lado, ela temia as consequências de contar a verdade a seu noivo. Assim, apenas lhe restava uma opção: Minerva rompeu o noivado e se mudou para Londres, onde nunca mais se recuperou do amor perdido.

2 – A origem de Azkaban

Harry-Potter-And-The-Prisoner-Of-Azkaban

A história da prisão dos bruxos também foi revelada em um artigo do Pottermore, e é mais interessante do que você imagina. Acontece que a ilha no Mar do Norte em que a prisão foi construída no século XIX já foi o lar de um bruxo das trevas poderoso chamado Ekrizdis. A ilha foi criada e ampliada com o uso de magia, e nunca apareceu nos mapas pré-Azkaban. Seu habitante secredo a usava para fazer uma variedade de encantos para atrair e capturar trouxas, além de torturá-los e, eventualmente, matá-los. Quando o ministério descobriu a respeito da ilha, ela já estava cheia de dementadores atraídos pela feitiçaria de Ekrizdis, algo que o governo utilizou em sua vantagem.

A partir do momento que os bruxos decidiram esconder sua existência, as antigas prisões do interior já não eram mais uma opção válida. Quando o Ministro da Magia Damocles Rowle foi eleito em 1817, ele decidiu que uma prisão guardada por dementadores seria perfeita. Mesmo em seus primeiros dias, Azkaban já era o lugar horrível que conhecemos, de forma que o ministro seguinte, Eldritch Diggory, tentou encontrar alternativas à prisão depois de ver pessoalmente o desespero dos detentos. Infelizmente, para os presos, o ministro morreu de varíola de dragão em 1847, e mais ninguém tocou no assunto.

1 – Dolores Umbridge era mestiça

jhEBa9bg

Dolores Umbridge foi uma das personagens que mais demonstraram seu ódio por criaturas mestiças e trouxas em toda a série, de forma que os fãs ficaram chocados ao saber que ela própria era, na verdade, uma mestiça, cuja mãe era trouxa. A cara-de-sapo começou sua carreira no ministério aos 17 anos, utilizando uma devoção implacável pelas leis para subir rapidamente no governo bruxo, até alcançar o importante cargo na Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, onde ela sadicamente condenou muitas pessoas inocentes à prisão (ou pior).

A revelação de Rowling sobre o passado de Umbridge no Pottermore fez seus crimes parecerem ainda piores. Vinda de uma família de quatro pessoas, só ela e seu pai eram bruxos: além da mãe trouxa, Dolores ainda tinha um irmão que nasceu como um aborto, o que só lhe trouxe ainda mais vergonha. Ela cresceu desprezando os trouxas, e chegou ao ponto de convencer o próprio pai de que eram seres superiores. Ele simplesmente abandonou a esposa e o filho, e nunca mais os viu outra vez. Isto não foi o bastante para Dolores, que também se envergonhava do cargo baixo que o pai exercia no Ministério, especialmente quando ela começou a subir. Sem pensar duas vezes, Dolores o forçou a se aposentar e o fez desaparecer da comunidade bruxa com a promessa de uma mesada. Sem família, a bruxa se sentiu livre para criar a história de sua família – que seu falecido pai foi um distinto membro da Suprema Corte.

5 funções “secretas” da tela do celular que muita gente ainda não conhece

Artigo anterior

Você sabia que a Terra tem outra lua?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido