Que a Lua é o satélite natural da Terra isso você já aprendeu em suas aulas na escola. Quando o homem chegou na Lua, por exemplo, teve até transmissão pela TV e foi considerada a aventura espacial mais marcante da história.
E da visita da Lua, algumas coisas foram trazidas de lá pelos astronautas. E aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já mostramos para você uma matéria sobre os itens que o homem já trouxe da Lua e você não sabia (Clique aqui e confira a matéria).
E em suas aulas na escola, o professor lhe ensina que a Lua é o único astro importante para todos os mecanismos de vida do Planeta que possuímos. Mas estudos mostraram que não é bem assim. Existe uma segunda lua. Será mesmo verdade?
O Cruithne 3753 foi descoberto no ano de 1997 e considerado satélite quase-orbital da Terra. A diferença deste astro para com a Lua é que ele dá voltas ao redor do nosso Sistema Solar todo e não da nossa órbita, como faz a Lua.
Essa característica ficou conhecida como órbita ferradura. Segundo os astrônomos, várias luas de Saturno possuem esse mecanismo. Confira no vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=dsHsYjuudVo
O Cruithne é afetado pela gravidade terrestre e ela chega a achatar o padrão orbital produzindo uma visão que gera um efeito incrível para quem está observando la da Terra. Segundo as precisões dos cientistas, a órbita atual desse astro deve se manter dessa forma pelo menos 5 mil anos até que algo de diferente comece a acontecer.
Veja o esboço:
Por conta do seu tamanho (cerca de cinco quilômetros de comprimento), muitos afirmam que o Cruithne se parece com o cometa onde está localizada a sonda Rosetta, o 67P / Churyumov-Gerasimenko.
Veja mais sobre a órbita do Cruithne:
https://www.youtube.com/watch?v=lRaqYClJ154