Natureza

As melhores cachoeiras brasileiras

0

Ideal para recarregar as energias em dias de calor, um bom banho de cachoeira alegra o dia de seus apreciadores. Felizmente, o Brasil é um país rico em cachoeiras em suas cinco partes. Local perfeito para se desconectar do mundo agitado, as cachoeiras são atração pela sua beleza, pelo fácil acesso ou pelos recordes de altura.

Pensando nisso, separamos uma lista de cachoeiras brasileiras para você conhecer.

Cataratas do Iguaçu – Foz do Iguaçu, Paraná

Viagem Turismo

Popular internacionalmente, as Cataratas do Iguaçu, no Paraná, é reconhecida como um dos cenários mais bonitos da natureza no mundo. As Cataratas do Iguaçu podem ser vistas pelo lado brasileiro, no Parque Nacional do Iguaçu, e argentino, Parque Nacional Iguazú.

Com 2.700 metros de extensão, sendo 800 deles no Brasil, a cachoeira tem 150 metros de largura e 80 de altura. Esse é um dos maiores fluxos de água entre as que estão em solo nacional.

Entre os passeios que podem ser realizados no local está a possibilidade de navegar em um bote nas águas do Rio Iguaçu e tomar um banho embaixo das cataratas.

Cachoeira da Fumaça – Chapada Diamantina, Bahia

Guia Mais

Sendo a cachoeira com acesso mais fácil entre as maiores quedas d’água do Brasil, a Cachoeira da Fumaça possui 340 metros de queda. Além disso, o espetáculo natural é cercado por paredões rochosos.

Além disso, no topo da cachoeira é possível ver uma das melhores vistas do Brasil. Para chegar ao topo é necessário um preparo físico, ao todo são 12 quilômetros de trilha, contando a ida e a volta.

Para os aventureiros é possível desbravar a cachoeira por baixo, no entanto, o caminho é mais longo e geralmente exige dois dias para finalização. Para quem chega no poço, é possível nadar nas águas e ver a queda da cachoeira por baixo.

Cachoeira Santa Bárbara – Chapada dos Veadeiros, Goiás

Monique Renne

Com águas azuis de tonalidade esverdeada em tom de Caribe, a Cachoeira Santa Bárbara é uma das atrações da Chapada dos Veadeiros. Apesar de não ser muito alta, com apenas 30 metros, a beleza do poço é de impressionar. 

Além disso, a transparência da água encanta mergulhadores e fotógrafos. Mas, para chegar ao destino é preciso ir até a comunidade Kalunga e depois andar por mais 6 km.

A cachoeira está localizada entre as cidades de Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul e Cavalcante, no Parque dos Veadeiros.

Cascata do Caracol – Canela, Rio Grande do Sul

Viagem em pauta

Localizada no Rio Grande do Sul, o Parque do Caracol ou Parque Estadual do Caracol é o local em que está localizada a maior cachoeira do Rio Grande do Sul. Esse também é um dos maiores pontos turísticos nos arredores de Gramado e Canela.

Com 131 metros de altura, a Cascata do Caracol é a maior atração do parque e é cercada por muito verde. O local é ideal para pessoas que amam estar em meio à natureza.

Outro passeio especial, e pago, é a vista do elevador panorâmico. Também é possível descer a escadaria de 927 degraus. Durante esse trajeto é possível sentir os pingos d’água caindo em você.

Cachoeira da Velha – Jalapão, Tocantins

Melhores Destinos

Outro local de tirar o fôlego é a Cachoeira da Velha. Localizada no Jalapão, Tocantins, a queda da água é impressionante. Além da vista linda, o local rende fotos incríveis para você guardar de recordação.

Visitantes com mais tempo podem ainda praticar rafting. Sendo a maior queda do Parque Estadual do Jalapão, a Cachoeira da Velha, a cachoeira da Velha possui uma vista deslumbrante com o rafting. Nesse momento é possível enxergar os dois lados da cachoeira formada por dois arcos.

Ainda falando sobre o rafting, seu ponto alto é quando o bote chega até o véu da Cachoeira da Velha. O passeio tem direito a passagem atrás da queda d’água.

Fonte: Melhores Destinos, Hoteis.com

Velozes e Furiosos 10: veja a nova data de estreia

Matéria anterior

Curiosidades do filme Entrevista com o Vampiro

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos