Curiosidades

As pessoas mais bem-sucedidas do mundo têm esses três hábitos

0

Praticamente todas as pessoas almejam o sucesso na vida. No entanto, a definição de sucesso é diferente para cada pessoa. Assim, cada um tem seu próprio parâmetro para dizer se está bem sucedido ou não.

Algumas pessoas medem o sucesso pelo tanto de dinheiro que ganham. Já outras enxergam estar bem sucedido na vida quando tem uma família, ou quando aprende a tocar um instrumento, uma nova língua, ou consegue fazer as viagens que tanto sonhou. Enfim, as definições variam muito. Mas será que pessoas bem sucedidas tem alguns hábitos em comum?

Segundo o MIT e alguns empreendedores bem sucedidos, o segredo é a sorte. Até porque, o sucesso não é algo distribuído de forma uniforme. Na realidade, ele é distribuído no que é conhecido como curva da lei do poder, que diz que um número pequeno de pessoas acaba com a maior parte do dinheiro ou algum outro indicador de sucesso material.

De acordo com essa escala, o sucesso está bem além do controle de qualquer pessoa e aceitar isso é o primeiro passo. Contudo, as pessoas podem fazer algumas coisas que contribuam para alcançá-lo.

Isso porque as pessoas bem sucedidas tem três hábitos em comum que, por mais que não afetem a sorte, podem fazer com que se chegue mais perto do sucesso. Saiba quais são esses hábitos.

Hábitos das pessoas bem sucedidas

Portal pós

Leitura

No caso de Bill Gates, ele segue a regra das cinco horas e, toda semana, separa pelo menos cinco horas para aprender alguma coisa nova. E para fazer isso ele lê bastante. E esse hábito não é algo exclusivo dele. Isso é visto frequentemente nas pessoas bem sucedidas.

Outros nomes que disseram ler muito foram Warren Buffett, Richard Branson, Barack Obama e Elon Musk. De acordo com Mark Cuban, a leitura é uma coisa essencial se a pessoa quiser alcançar o sucesso e a ciência reafirma a teoria dele mostrando que as pessoas que tem o hábito de ler não alcançam somente melhores resultados acadêmicos, como também são mais felizes, mais saudáveis ​​e mais inteligentes emocionalmente.

Outro benefício desse hábito das pessoas bem sucedidas é que ele reconfigura o cérebro. Segundo um artigo do professor de Harvard Joseph Henrich, ler ajuda a pessoa a concentrar e captar informações complexas.

Curiosidade

Ser curioso não é um casualidade das pessoas mais inteligentes. Isso tem uma relação direta com o hábito da leitura, mas também pode ser cultivada sem ela. Conforme Cuban, a curiosidade é um hábito que as pessoas devem cultivar se quiserem ser bem sucedidas. “Tudo muda. Você sempre tem que estar curioso. Você tem que saber o que está acontecendo. Você tem que estar atento”, disse ele.

De acordo com uma publicação do Greater Good Science Center da Universidade de Berkeley, a curiosidade ajuda as pessoas a terem sucesso. Isso porque com ela se tem um prazer maior no aprendizado, um engajamento e desempenho maior tanto academicamente como no trabalho.

Outro ponto mostrado por estudos é que a curiosidade está relacionada com níveis mais altos de emoções positivas, níveis de ansiedade mais baixos e uma maior satisfação com a vida e com o bem-estar psicológico.

Agilidade

De acordo com um projeto de pesquisa da McKinsey, a agilidade é resultado de uma mudança radical no desempenho e faz com que seja possível superar as organizações que já nascem ágeis.

Por mais que seja ótimo aprender muito, é necessário colocar em prática o que se aprendeu de maneira ágil para que não fique para trás. Ou seja, é necessário saber se adaptar de forma rápida.

Para ter esse terceiro hábito das pessoas bem sucedidas pode ser combinado os outros dois, ou então fazer exercícios que ajudem na melhora do desempenho cognitivo, como por exemplo, resolver enigmas, jogar jogos de tabuleiro ou aprender uma nova língua.

Fonte: Minha vida

Imagens: Portal pós

Mudanças no cartão de crédito começam a valer nesta segunda-feira; veja quais são

Artigo anterior

7 hábitos que podem levar qualquer um a ser feliz de acordo com a ciência

Próximo artigo