Curiosidades

As Sete Igrejas do Apocalipse

Laodicéia
0

Quando você pensa sobre os lugares reais em que os eventos bíblicos aconteceram, deve pensar em Israel e especificamente Jerusalém. Mas você sabia que é possível fazer um passeio bíblico na Turquia?

No livro do Apocalipse, escrito por João, um dos apóstolos de Jesus, são descritas sete igrejas para as quais o messias dirigiu sete cartas. Nessas cartas, havia mensagens de elogios, conselhos e repreensões.

Existem teorias variadas sobre as Sete Igrejas do Apocalipse. Isso porque o livro em si foi escrito para abordar a situação das igrejas no momento histórico em que ele foi escrito.

Apocalipse vem da palavra grega que significa revelação. Assim, o conteúdo do livro foi dado pelo próprio Jesus por meio de anjos, tendo João como escriba. João, por sua vez, conta que todas as informações vieram por meio de visões divinas. 

No livro do Apocalipse, as sete igrejas, também chamadas de Sete Congregações da Revelação ou Sete Congregações da Ásia Menor, são mencionadas pelo apóstolo João. Atualmente, você ainda pode encontrar as ruínas das cidades e das igrejas na Turquia. 

Elas estavam localizadas em uma rota comercial muito utilizada da época. A primeira igreja estava localizada em Éfeso, seguida por Esmirna. Depois, a cidade de Pérgamo, em seguida Tiatira, Sardes, Filadélfia e por fim Laodicéia. 

Éfeso

Éfeso

Reprodução/Viaje para Israel

A primeira igreja, Éfeso, significa desejável e sua localização era importante tanto por motivos comerciais quanto militares. Assim, Éfeso era a maior cidade da costa oeste da Ásia Menor, sendo uma próspera comunidade urbana.

No final do século I, essa era a quarta maior cidade de todo o Império Romano, que foi transformada em centro administrativo. Dessa forma, foi nessa cidade que o apóstolo Paulo trabalhou por três anos. 

Para os estudiosos, essa cidade representa a igreja apostólica e a carta de Jesus destaca a perseverança e o trabalho duro dos fiéis. Além disso, elogia a rejeição aos falsos apóstolos.

Mesmo assim, Cristo culpa a comunidade por ter abandonado o amor que tinham no início, podendo significar que os efésios se tornaram menos teocráticos ou que o trabalho não era motivado por amor.

Esmirna

Sete igrejas do apocalipse Esmirna

Reprodução/Youtube

Esmirna era uma cidade que disputava com Éfeso e Pérgamo pelo título de maior cidade da Ásia. Ela reivindicava o título de ser berço do poeta Homero e tinha diversas estruturas como biblioteca, ginásios, termas, estádios, aquedutos e mais.

Nesse caso, a cidade representa os perseguidos, já que o cristianismo em Esmirna se desenvolveu a partir das pessoas judias que desertaram da religião e foram batizadas na fé cristã.

Como a comunidade judaica era hostil contra os cristãos, a revelação de Cristo elogia a comunidade cristã pela pobreza material mas riqueza espiritual. Jesus não repreendeu essa igreja, mas alertou sobre a prisão iminente de alguns membros. 

Pérgamo

Sete igrejas do apocalipse Pérgamo

Mota Junior/Pinterest

Pérgamo representa a cidade da igreja que compromete suas crenças, sendo uma das grandes cidades da região. O cristianismo em Pérgamo estava em conflito por conta da forte crença dos habitantes em deuses como Atenas e Dionísio.

A carta de Jesus elogia os fiéis que se mantiveram firmes em sua fé cristã, apesar da influência pagã da cidade. Além disso, aborda o pecado da igreja, visto que alguns membros estavam seguindo falsos ensinos.

Tiatira

Sete igrejas do apocalipse Tiatira

Klaus-Peter Simon

Tiatira, que agora está dentro de Akhisar, era famosa pelo trabalho em bronze e tecelagem. Assim, essa cidade representa a igreja que segue falsos profetas. A carta de Jesus elogia os fiéis que conseguiram crescer na fé e no serviço.

Contudo, a igreja caiu por conta da adoração de alguns membros a um falso profeta, cometendo idolatria e imoralidade. Jesus afirma que a congregação ainda pode se arrepender se afastando dos caminhos do falso profeta.

Sardis

Sete igrejas do apocalipse Sardis

Wikimedia Commons

Sardis é conhecida como a representante da igreja espiritualmente morta. A cidade era uma das mais ricas da região, mas sofreu dois ataques surpresa, apesar das fortificações. Na carta, Jesus culpa a igreja por manter uma aparência externa viva enquanto estava espiritualmente inativa ou morta. Jesus avisa que a congregação deve acordar e se arrepender. 

Filadélfia

Sete igrejas do apocalipse Filadélfia

Simon Jenkins

Filadélfia é a representante da igreja que perseverou pacientemente, apesar das fraquezas, sendo próspera sob o domínio romano também. Esse era o lar da comunidade sinagoga hostil aos cristãos. Assim sendo, Jesus elogia os filadelfianos por permanecerem fiéis em face às provações.

Laodicéia

Laodicéia

Klaus Walter

Por fim, a Laodicéia é a representante da igreja com a fé morna. Nos tempos antigos, ela era muito importante na área. No entanto, foi destruída diversas vezes por terremotos antes de ser abandonada finalmente. Então, a carta de Jesus repreende a igreja por permitir que a prosperidade econômica atrapalhasse a sua fé. 

Por que é preocupante estorninhos no Brasil

Artigo anterior

Na Estônia, dirigir sobre o gelo só é permitido sem cinto de segurança

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido