CuriosidadesHistória

Assim eram os penteados da Era Vitoriana

0

Os cabelos femininos na Era Vitoriana era parte das características mais apreciadas numa mulher. Os estilos ao longo das várias décadas de reinado da Rainha Vitória mudaram muito. Penteados simples ou com ornamentos elaborados e chapéus ou acessórios diversos fizeram parte das tendências de moda dos penteados durante o século 19. Independente do momento, no entanto, era comum que o visual do cabelo fosse levando bem a sério.

Nessa época, os cabelos eram extremamente longos. Durante o período, não era comum que as mulheres tivessem cortes de cabelos frequentes. Cabelos compridos eram visto como algo muito feminino. Apesar disso, por mais que fosse comum algumas mulheres deixarem suas longas madeixas soltas, cabelos não ornamentados num estilo especial não eram frequentes em pessoas que queriam ser vistas como respeitáveis.

Para adolescentes de até 15 ou 16 anos, deixar os cabelos soltos era comum, mas assim que passavam dessa idade, começavam a modelar os penteados e se adaptar ao estilo que era tendência na época.

Irmãs Sutherland

1

Quando se fala de cabelos longos, ninguém superou as sete irmãs Sutherland. A família se tornou sensação durante a década de 1880 por causa de seus cabelos e começaram a ganhar dinheiro participando de apresentações exibindo-os soltos.

Simplicidade

2

Durante a década de 1830, os visuais eram simples. As mulheres costumam amarrar o cabelo na parte de trás da cabeça e utilizar coques. Outra opção comum era exibir tranças e cachos. Por volta de 1840, era comum que as tranças mais longas, antes vistas com mais frequência em crianças, passassem a fazer parte do visual das mulheres mais velhas.

Moda

3

Nos anos seguintes, grande parte dos penteados foi influenciado pela moda de vestuário. Com as saias e vestidos longas que formavam bases largas para as mulheres, os cabelos começaram a ser organizado de forma a dar mais volume para as cabeças, de forma que as silhuetas femininas praticamente formassem a letra S. Com o passar dos anos, os ornamentos foram se movendo cada vez mais para o topo da cabeça.

Penteados

5

Para a maioria das mulheres das classes mais nobres, os cabelos eram amarrados ou penteados em coques, para demonstrar asseio e limpeza. Era comum que perucas e adornos feitos com cabelo humano fossem utilizados para dar mais vida ao penteado e compor melhores visuais em conjunto com as roupas utilizadas.

Hoje em dia, será que daria pra utilizar alguns desses penteados por aí? Deixe sua opinião e aproveita para falar qual dos visuais é o seu favorito para a época.

Conheça a real e recente história do exorcismo de Marta

Matéria anterior

7 registros reais de fantasmas que vão te dar muito medo

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.