• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Astronauta revela os horrores de ir ao banheiro no espaço [Vídeo]

POR Natália Pereira    EM Ciência e Tecnologia      30/05/18 às 13h32

Ser um astronauta pode ter sido o sonho de muitas pessoas quando crianças, e de algumas outras mesmo depois de se tornarem adultas, mas será que essa profissão seria realmente tão boa quanto pensamos? Afinal, apesar de imaginarmos ser incrível poder viajar pelo espaço, existem algumas complicações ao fazer isso. Por que, obviamente, as coisas lá não são iguais as aqui da Terra e, por isso, é preciso se adaptar a elas.

Agora, dentre todas as coisas por lá, desde a sensação estranha de estar em uma gravidade diferente, a comida e até mesmo o banheiro, qual delas você acredita ser a pior? Bom, para a astronauta da NASA, Peggy Whitson, que ficou 665 dias no espaço - ultrapassando qualquer outro americano, o que ela com certeza não vai sentir falta é do banheiro. De acordo com ela, "A estação espacial ainda não é como um hotel" e estaria mais como uma "viagem de acampamento".

O banheiro da estação espacial

Apesar de ser melhor do que as fraldas super absorventes utilizadas por alguns astronautas em missões, como a Apollo - que foi para a Lua, o banheiro da estação espacial está longe da perfeição. Apesar de ter sido fabricado na Rússia, e ter custado US$ 19.000, usá-lo é quase uma grande missão por si só. Isso porque, como você pode ver na imagem, ele parece bem diferente daquele que estamos acostumados. E, para fazer as suas necessidade por lá, é preciso seguir alguns procedimentos.

Como usar o banheiro da ISS

Caso o astronauta precise urinar, essa será feita no tubo que está na parte superior direita da imagem, com a ponta amarela. Isso porque, esse equipamento funciona como uma espécie de aspirador que irá sugar a urina e impedir que ela flutue. E, depois disso, cerca de 80 a 85% dela irá se transformar em água potável para o consumo, enquanto o resto vira resíduo salubre.

Mas, se o caso for outro e a pessoa precisar fazer o 'número 2', as coisas mudam um pouco. Para isso, ela precisa fazer as suas necessidades em um pequeno buraco acima da lata de prata que irá selá-lo em um saco de plástico até o dia do próximo descarte de lixo. Mas, quando o local fica cheio de fezes, é preciso pega-las com uma luva e empurrá-las para baixo. E, depois disso, ele será descartado no espaço de forma com que a sua trajetória faça com que ele queime.

Como você podê ver, usar o banheiro no espaço não é nada fácil. Além disso, vez ou outra o processo acaba dando errado e os astronautas se veem tendo que pegar suas fezes flutuantes. Além disso, parece nojento para nós saber que a urina é convertida em água que será consumida por eles novamente, concorda? Mas e aí, o que acharam? Imaginavam que esse processo podia ser tão difícil assim?

Próxima Matéria
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+