Albert Einstein foi um físico alemão que é conhecido pela Teoria da Relatividade. Ele é um dos pilares da física moderna e é famoso também por sua fórmula de equivalência de massa-energia, E=mc². E o que muitos podem não saber é que uma carta de Einstein mudou os rumos da história da humanidade, mais precisamente, com relação ao uso letal da energia atômica.
Terra
Esse mesmo ponto de vista é compartilhado por Bryn Willcock, diretor de programas do Departamento de Política, Filosofia e Relações Internacionais da Universidade de Swansea, no Reino Unido e professor e pesquisador de História Nuclear e Americana.
Terra
Sabendo da importância da carta de Einstein vem o questionamento se ela foi decisiva para a criação do Projeto Manhattan. De acordo com Willcock, o Reino Unido já estava “tentando de tudo para levar os Estados Unidos a apoiar mais pesquisas”. Tanto que, conforme ele, o Relatório Maud era um estudo a respeito da viabilidade das armas nucleares e foi “fundamental para forçar o desenvolvimento de pesquisas pelos americanos”.
Por conta disso, a carta de Einstein pode ter somente acelerado esse processo. Ainda conforme Willcock, sem ela, teria acontecido um atraso no desenvolvimento e “provavelmente teria feito com que a bomba não estivesse pronta para uso no verão de 1945”.