Ciência e Tecnologia

Esse planeta se parece com a Terra mas tem chuva de lava

0

Cientistas da agência espacial norte-americana Nasa estão em preparação para explorar um planeta que se parece com a Terra, tirando que é tudo diferente. Por meio do potente telescópio James Webb, os pesquisadores querem conhecer mais o 55 Cancri e, que possui características semelhantes ao nosso planeta, mas possivelmente tem chuvas de lava.

O exoplaneta 55 Cancri e não está no nosso Sistema Solar, mas é uma estrela que fica a apenas 40 anos-luz de distância, o que é tão perto que é possível vê-la a olho nu no céu. Para tal, basta olhar a Constelação de Câncer.

Assim, um tweet comentando as características viralizou nas redes sociais. No entanto, a descoberta do exoplaneta 55 Cancri e não é de hoje: astrofísicos já sabem dele desde 2004. Portanto, a única novidade é que a Nasa vai usar o telescópio James Webb para estudar o planeta mais de perto.

Mas não é só ele que será analisado. No dia 26 de maio, a Nasa anunciou que irá usar o James Webb para estudar o LHS 3844 b. Os dois exoplanetas são chamados de “super Terras” pelos pesquisadores. Isso porque são rochosos e possuem um tamanho próximo ao do nosso planeta. Contudo, apresenta condições geológicas e climáticas extremas – como chuva de lava.

Tá chovendo lava

O planeta 55 Cancri e fica a 2,4 milhões de quilômetros de distância da sua estrela, que também é parecida com o nosso Sol. Isso significa que no planeta, o ano dura apenas 18 horas.

Além disso, por estar tão perto de sua estrela, o calor é extremo. É tão quente que, mesmo sendo um planeta rochoso, qualquer mineral ultrapassaria o ponto de fusão. Por essa razão, cientistas acreditam que o 55 Cancri e é coberto por oceanos de lava.

Acreditava-se que, por estar tão próximo da estrela, o 55 Cancri e não teria movimento de rotação, que é quando o planeta gira em torno do próprio eixo. Assim, ele ficaria sempre com um lado virado para o seu “Sol”. Enquanto isso, o outro ficaria virado para a escuridão.

No entanto, cientistas fizeram observações com o telescópio espacial Spitezer, da Nasa. Com isso, trouxeram mais perguntas do que respostas sobre essa “super Terra”. Os astrônomos observaram que o ponto mais quente da superfície do 55 Cancri e não é o que recebe mais calor do Sol. Além disso, a temperatura do suposto “lado escuro” do planeta varia ao longo do tempo.

Possíveis respostas

Divulgação/Nasa

Assim, uma explicação é que o planeta tenha uma atmosfera dinâmica que movimenta o calor. “55 Cancri e pode ter uma atmosfera espessa dominada por oxigênio ou nitrogênio”, diz Renyu Hu, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa.

Ele lidera uma equipe que usará a câmera infravermelha do James Webb (a NIRCam) para estudar o espectro de emissão térmica do lado do planeta que recebe luz. “Se ele tiver uma atmosfera, o Webb tem a sensibilidade e o alcance de comprimento de onda para detectá-la e determinar do que ela é feita”.

Outra possível explicação é a que agitou a internet: que o 55 Cancri e pode não estar sempre na mesma posição, mas sim estar girando em torno do próprio eixo, com um ciclo lento de dia e noite. Outro planeta que apresenta isso é Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, que completa três rotações a cada duas órbitas em torno da nossa estrela.

Nesse cenário, a superfície do planeta aqueceria, derreteria e até vaporizaria durante o dia. Já à noite, o vapor esfria, condensa e forma uma chuva de lava. Porém, as gotas voltaram à forma sólida ao chegar ao sol.

“Isso poderia explicar por que a parte mais quente do planeta está deslocada”, explicou Alexis Brandeker, pesquisador da Universidade de Estocolmo que lidera outra equipe que estuda o planeta. “Assim como na Terra, levaria tempo para a superfície aquecer. A hora mais quente do dia seria à tarde, não ao meio-dia.”

A equipe de Brandeker tem como plano testar a hipótese usando o NIRCam do James Webb, medindo a temperatura do lado iluminado do planeta durante quatro órbitas diferentes. Assim, os cientistas terão uma conclusão sobre a temperaturas dos hemisférios.

Fonte: UOL

Abrigo resgata dupla que lembra Timão e Pumba

Matéria anterior

Brad Pitt processa Angelina Jolie e pede indenização por ‘danos infligidos’

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos