O ouro é um metal com uma cor bastante característica, que lhe dá uma beleza única. Por conta disso, ao longo da história da humanidade ele foi cobiçado, seja por questões religiosas, esotéricas, pela beleza ou importância econômica. E até os dias de hoje ele mantém sua relevância economicamente. Por isso que a descoberta da maior reserva de ouro do mundo é algo que muda totalmente o cenário global.
Tanto que, por conta dela, a China se tornou um novo protagonista no setor de mineração. De acordo com que o foi anunciado em novembro de 2024, a província de Hunan, no sul do país, é o lar da maior reserva de ouro do mundo.
Essa reserva está avaliada em 83 bilhões de dólares e é vista como um divisor de águas no setor da mineração global. Claro que o valor estimado já chama muita atenção e de acordo com o portal argentino TN, a quantidade de ouro existente nessa mina é de aproximadamente 1.100 toneladas.
A quantidade estimada é bem maior do que a da reserva de South Deep, na África do Sul, até então considerada a maior reserva de ouro do mundo com suas 900 toneladas. Depois da descoberta feita em Hunan, vários especialistas foram até o local e constataram que existe potencial para que mais descobertas sejam feitas.
De acordo com o Gabinete Geológico de Hunan, sob a liderança do Dr. Chen Rulin, foram identificados 40 veios de ouro a dois quilômetros de profundidade. Para se ter uma noção, cada tem a capacidade para abrigar, aproximadamente, 300 toneladas de ouro, o que é mais um reforço para a enorme produtividade que a região tem.
Outro ponto interessante é que a riqueza da maior reserva de ouro do mundo não está somente no seu volume, mas também na pureza do metal encontrado por lá. Conforme as análises feitas, existe uma concentração de até 138 gramas por tonelada. Isso é uma coisa fora do comum, visto que a média é de oito gramas por tonelada.
Antes da maior reserva de ouro do mundo ser descoberta, a China já tinha mais de duas mil toneladas de ouro em reserva. Agora, o país se consolidou como sendo um dos maiores detentores do metal precioso. Isso trará efeitos econômicos internos, mas também pode influenciar o mercado internacional do ouro. De acordo com especialistas, isso pode fazer com que o preço do ouro suba.
Fonte: Capitalist
Imagens: Daily mail