Avião foi do Japão à China com óleo de cozinha como combustível

Voar, sempre fascinou o ser humano e com a invenção do avião isso se tornou possível. Contudo, com esse sonho realizado, o ser humano começou a pensar em como melhorar ou inovar essa realidade. Um exemplo é esse caso da Japan Airlines que teve um avião indo do Japão para a China com óleo de cozinha como combustível.

Esse avião saiu do Aeroporto Internacional de Kansai, na região de Osaka, com destino ao Aeroporto Internacional de Pudong, em Xangai, na China. A decolagem do Boeing 787 foi às 10h13 e, depois de um voo de duas horas e 48 minutos, ele chegou em Xangai às 12h01.

Por mais interessante que seja o avião tendo óleo de cozinha como combustível, essa não foi a primeira vez que aconteceu uma viagem da Japan Airlines com Combustível Sustentável de Aviação (SAF), mas a importância desse voo foi marcar o começo de uma rede de suprimentos que dá a possibilidade de produção e fornecimento contínuo de SAF no Japão.

Um outro voo movido parcialmente a óleo de cozinha foi feito pela British Airways em 2021, entre Londres e Glasgow. Essa viagem conseguiu produzir 62% menos emissões de CO² comparado a um trajeto parecido uma década atrás.

Avião usou óleo de cozinha como combustível

Olhar digital

Segundo o comunicado da Airports Council International, o óleo de cozinha que serviu como combustível foi dado pela Saffaire Sky Energy LLC, empresa com certificação internacional para produtos sustentáveis.

O combustível foi produzido em massa na Refinaria Sakai da Cosmo Oil, em Osaka em uma unidade concluída em 2023. Isso vai de encontro com o objetivo de diminuir de forma significativa as emissões de CO2 pelos aviões.

Ter outras opções de combustível para aeronaves é algo importante porque a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) estabeleceu a meta de diminuir as emissões de voos internacionais em 15% com relação aos níveis de 2019 a partir de 2024 e, até 2050, chegar a emissões líquidas zero.

O óleo de cozinha que o avião usou como combustível veio de uma campanha nacional feita pela própria Japan Airlines chamada  Projeto Fry to Fly, “Fritar para Voar”, onde governo, empresas e organizações apoiam a coleta de óleo usado pelas pessoas em suas casas e nas empresas. Em 2023, 29 membros aderiram à ela, hoje, mais de 200 já participam.

O objetivo do grupo JAL é substituir 1% do combustível total pelo SAF até 2025, e até 2030, 10%.

Fonte: Olhar digital 

Imagens: Olhar digital 

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