Bactéria desconhecida pela ciência causa infecção em homem mordido por um gato de rua

Avatar for Mayara MarquesMayara MarquesSaúdeagosto 9, 2023

No Reino Unido, um indivíduo de 48 anos que foi mordido por um gato de rua sofreu a infecção por uma espécie de bactéria desconhecida pelos cientistas.

A resposta imunológica do homem a esse micro-organismo inédito foi altamente intensa.

Apenas oito horas após as várias mordidas, as mãos do homem inflamaram de maneira tão acentuada que ele teve que buscar atendimento na sala de emergência.

Os ferimentos foram higienizados e tratados, e o homem recebeu uma dose de vacina antitetânica antes de ser liberado com prescrição de antibióticos.

No dia seguinte, ele teve que retornar ao hospital. Os dedos mindinho e médio da mão esquerda estavam extremamente inchados e doloridos, e ambas as regiões dos antebraços apresentavam vermelhidão e inchaço.

Via Hypescience

Para tratar a situação, os médicos tiveram que realizar uma cirurgia para remover o tecido afetado ao redor das feridas.

Adicionalmente, o paciente recebeu uma combinação de três tipos distintos de antibióticos por meio de injeção intravenosa e foi orientado a continuar o tratamento com antibióticos orais após receber alta.

Felizmente, nessa ocasião, o tratamento foi bem-sucedido e ele conseguiu se recuperar completamente.

Do que se trata essa bactéria desconhecida?

Enquanto isso, a equipe médica do hospital estava ativamente envolvida em desvendar os eventos dessa bactéria desconhecida.

Ao analisar as amostras retiradas das feridas, eles detectaram a presença de um organismo que se assemelhava ao Streptococcus, mas que não constava em registros anteriores.

Esse novo organismo se revelou uma espécie bacteriana não documentada anteriormente pelos cientistas.

A investigação revelou que esse organismo pertencia a outro gênero de bactérias gram-positivas, denominado Globicatella.

A análise do genoma completo da bactéria indicou uma variação de cerca de 20% em relação a outras cepas relacionadas, como a G. sulfidifaciens, sugerindo uma “espécie única e previamente não identificada”.

Dado que a G. sulfidifaciens demonstrou resistência a vários antibióticos comuns, a erradicação desse organismo no corpo pode ser desafiadora.

A boa notícia é que a nova cepa descoberta no Reino Unido mostrou-se responsiva a pelo menos alguns tipos de antibióticos, porém, a narrativa serve como um alerta ao público.

Os autores do estudo de caso ressaltam que o papel dos felinos não é conhecido ainda. No entanto, possui risco patológico potencial para os seres humanos.

Mordidas aumentam a cada ano

Anualmente, os Estados Unidos registram mais de 66 mil atendimentos emergenciais após mordidas e arranhões de gatos com maior gravidade, perfurando a pele.

Muitos desses casos necessitam de tratamento com antibióticos, e em situações mais graves, até mesmo cirurgia, para prevenir infecções graves.

Semelhantemente a todos os animais, incluindo nós, os gatos podem abrigar patógenos perigosos.

A presença de seus afiados dentes e garras significa que eles podem penetrar profundamente na pele humana.

Assim, caso uma mordida ou um arranhão ocorra em uma articulação, o tratamento pode se tornar complexo.

Embora sejam animais de estimação populares e amplamente queridos, os gatos, como outros animais, podem abrigar microrganismos perigosos. Em casos raros, podem ocasionar sérias consequências para a saúde humana.

Quando um gato morde ou arranha, as bactérias presentes em sua boca e garras podem ser introduzidas na pele humana, levando a infecções.

Via Hypescience

Comportamento anormal

Na maioria dos casos, as mordidas de gatos não resultam em complicações graves.

No entanto, a narrativa envolvendo o homem no Reino Unido ressalta a importância de adotar precauções e buscar tratamento adequado após qualquer lesão causada por um animal, especialmente quando ocorre perfuração da pele.

Além disso, a identificação dessa nova espécie de bactéria desconhecida enfatiza a contínua necessidade de pesquisa e vigilância epidemiológica.

Dessa forma, permitirá aprofundar a compreensão das potenciais ameaças que podem surgir a partir das interações entre seres humanos e animais.

Diante disso, especialistas recomendam que, caso alguém seja alvo de um ataque por parte de um gato de rua, é crucial realizar uma limpeza minuciosa do ferimento com água e sabão e, em seguida, buscar atendimento médico de imediato.

 

Fonte: HypeScience

Imagens: Hypescience, Hypescience

Seguir
Sidebar Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...