Entretenimento

No STF, Alexandre de Moraes diz que Palmeiras não tem mundial

0

Entre todos os esportes praticados no mundo, o futebol com certeza se destaca entre os mais adorados pelas pessoas. Contudo, para estar entre os jogadores mais famosos e bem pagos do mundo é preciso ser muito bom de bola. Além disso, a paixão pelo esporte normalmente se vincula à paixão por um time. E quando o assunto é determinado time e seus títulos, discussões acaloradas podem surgir, principalmente se for o Palmeiras.

Isso acontece porque muito se discute se o time tem ou não o título do Mundial de Clubes. No entanto, recentemente o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse ao vivo que o Palmeiras não tem o título.

O juiz é corintiano declarado e fez uma brincadeira com seu colega Dias Toffoli, que é torcedor do Palmeiras, durante uma sessão que foi transmitida pela TV Justiça.

Declaração

“Depois daquele trágico evento do Corinthians com a Rússia, nós extirparmos os russos do Corinthians e, depois, ainda fomos campeões mais duas vezes do Brasileiro e uma do Mundial, em 2012, [título] que o Palmeiras não tem, infelizmente, ministro Toffoli”, disse Moraes.

Na sessão estava sendo discutido o uso de aplicativos russos no Brasil, como por exemplo, o Telegram, que foi citado um pouco antes do ministro fazer a sua declaração.

O Palmeiras entrou na conversa depois que Moraes citou o fim da parceria entre o Corinthians e MSI, porque houve indícios de envolvimento do magnata russo Boris Berezovscky.

Palmeiras

Torcedores

Se o time tem ou não um mundial pode ser algo debatido entre os torcedores, mas existem alguns fatos irrefutáveis sobre o Palmeiras que muitas pessoas podem não saber. A Sociedade Esportiva Palmeiras foi fundada no dia 26 de agosto de 1914 e desde então tem vários torcedores pelo Brasil todo. Falamos aqui um pouco mais sobre esse time.

Mudança de nome

Muitas pessoas podem não saber, mas o Palmeiras já mudou o seu nome. Isso aconteceu por causa da Segunda Guerra Mundial, porque em 1942 o governo exigiu que os símbolos dos países do Eixo, no caso Itália, Alemanha e Japão, fossem retirados de todos os lugares. Até porque eles eram países contra quem o Brasil tinha declarado guerra.

Como o nome original do time era Palestra Itália, e esse era um país que estava proibido ser mencionado, ele acabou se tornando Palestra de São Paulo. Contudo, no mesmo ano veio a decisão de que o melhor a ser feito era homenagear a Associação Atlética das Palmeiras, extinta em 1930. Isso porque o time ajudou o Palestra a disputar seu primeiro Campeonato Paulista, em 1916.

Cores

Normalmente quando o nome de alguma marca muda, também mudam as cores e o design, e com o Palmeiras não foi diferente. Anteriormente, por conta do seu nome, as cores do time eram inspiradas na bandeira italiana, ou seja, era tricolor. Entretanto, com a mudança, eles tiraram o vermelho e deixaram apenas o verde e o branco.

Outra mudança foi no escudo do time. Eles tiraram o “I” que representava a Itália, deixando somente o “P” de Palmeiras. Essa mudança acabou que foi bem fácil de ser feita.

Com seu novo nome e uniforme, o Palmeiras ganhou o primeiro jogo e também o título do Campeonato Paulista de 1942 com o placar de 3 a 1 sobre o São Paulo.

Estádio

O estádio do time, o Parque Antarctica, foi construído em 1902, pela Companhia Antarctica Paulista. O objetivo da empresa era dar aos seus funcionários um local para lazer. Primeiramente ele era usado pelo extinto Germânia, que era alemão.  Mas em 1914, o governo se apossou do estádio e o repassou para o América, que também é um clube extinto. Assim, o Palmeira o alugou e, em 1920, o time acabou comprando o estádio.

Mascote

O mascote do time, o conhecido porco, entrou na história do time em 1969. Nessa época, o Palmeiras vetou o Corinthians de contratar dois jogadores na substituição de Lidu e Eduardo, vítimas de um acidente automobilístico.

Por conta disso, no primeiro jogo depois disso os corintianos apontaram a sujeira feita pelo Palmeiras e soltaram um porco no campo antes do jogo. Isso foi motivo de provocação durante duas décadas, mas depois a torcida do Palmeiras adotou o animal como seu mascote.

Fonte: UOL

Imagens: Twitter, Torcedores

Caso extremamente raro: no Chile, menina de 7 anos é diagnosticada com câncer de mama

Artigo anterior

Esse homem da Idade do Bronze fez cirurgia no cérebro há mais de 3 mil anos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido