Curiosidades

Baleia jubarte quase engole duas norte-americanas

0

As norte-americanas Julie McSorley e Liz Cottriel queriam apenas passar um dia tranquilo fazendo um passeio de caiaque. A atividade, que deveria ser apenas um momento de lazer, acabou se transformando em um terrível momento de tensão. Enquanto navegavam pelas águas de Avila Beach, uma baleia jubarte aparece e quase engole ambas. O momento foi registrado em vídeo.

Á estação de rádio KRIV, McSorley disse que ainda sente a adrenalina. As norte-americanas estavam a uma distância de nove metros de baleias e acompanhavam um grupo de pessoas que também navegavam em caiaques. Porém, de repente, surge uma rede de iscas apareceu ao lado das meninas. “Assim que vi a aquela bola de peixes sair da água, vi a baleia subir”, diz Cottriel.

“De repente, eu fui erguida e estava na água”, diz McSorley. “Eu pensava comigo mesma, ‘vou empurrar’. Tipo, ‘vou empurrar a baleia para fora do caminho’. Foi o pensamento mais estranho. Depois, pensei: ‘Eu estou morta’. Achei que ela pousaria sobre mim”, relatou Cottriel.

A maneira como as imagens sobre o momento foram registradas faz parecer que as norte-americanas foram engolidas pela baleia. Felizmente, as meninas acabaram sendo apenas afundadas pelo animal, mas logo voltaram à superfície. Nenhuma sofre ferimentos.

“Quando eu voltei ao carro, estava balançando a camiseta e tirando peixes dela”, lembrou Cottriel. Devido ao encontro com a baleia, McSorley acabou perdendo as chaves do carro. Dos males, o menor.

Experiência parecida

No ano passado, um mergulhador sul-africano passou por uma experiência semelhantes a das norte-americanas. O mergulhador foi brevemente engolido por uma baleia em Port Elizabeth, África do Sul, mas, felizmente, sobreviveu.

Em entrevista, o profissional disse que “estava filmando golfinhos, tubarões, pinguins e aves que se alimentam de sardinhas, quando, das profundezas, uma baleia Bryde surgiu, engolindo tudo em seu caminho”.

“Senti pressão ao redor da minha cintura, e soube imediatamente o que estava acontecendo”, relatou. “Foi apenas uma questão de segundos antes que a baleia percebesse seu erro e abrisse a boca para me cuspir”.

Silke, companheira do mergulhador, e um fotógrafo conseguiram documentar toda a cena. Em alguns registro é possível ver as pernas do mergulhador fora da boca do animal. A baleira em questão é um raro espécime de baleia Bryde e pode chegar a 15 m. A espécie se se alimenta de pequenos peixes e crustáceos.

Mesmo depois de ter ficado frente a frente com a morte, o mergulhador voltou ao mar. “Verificamos que o equipamento estava ok, que eu não tinha ossos quebrados, que tudo estava no lugar”, disse. “Com a adrenalina ao máximo, eu não queria perder essa sessão de mergulho, voltei para a água, dessa vez em busca de tubarões”.

O mergulhador, que já conta vinte de experiência e vários prêmios, sabe de todos os riscos quando está no mar. “Predadores como baleias ou tubarões vão com tudo sobre suas presas e muitas vezes nossa visibilidade é extremamente baixa”, explicou.

Hoje, desistir de ser mergulhador é algo improvável para o profissional. O registro do mergulhador sendo engolido já ultrapassaram mais de três milhões de visualizações no YouTube.

6 animações melhores que as produções da Disney

Matéria anterior

7 alimentos que mudam seus benefícios em diferentes condições

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.