Curiosidades

7 alimentos que mudam seus benefícios em diferentes condições

0

Poucas coisas são melhores do que se alimentar bem, com uma comida saborosa que nos agrade, não é mesmo? Para isso, muitas pessoas se aventuram na cozinha e aprendem a fazer o máximo de pratos especiais possíveis. É melhor ainda quando juntamos a vontade de cozinhar, a paixão por comer e a preocupação com a saúde. Quando isso acontece, buscamos os alimentos frescos, que nos fornecem todas as vitaminas e nutrientes necessários para que o nosso corpo reaja bem. Acostumamo-nos a pensar, por exemplo, que os tomates sãos mais saudáveis quando os comemos cruz, assim fazemos uma salada com eles. Bom, isso é verdade.

No entanto, eles são melhores para o nosso estômago quando estão cozidos. Existem vários outros alimentos comuns que podem surpreendê-lo com seus benefícios variáveis e isso depende da maneira como são preparados. Acredite, alguns mudam totalmente seus benefícios conforme mudamos suas condições. Foi pensando um pouco mais sobre isso, que decidimos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou alguns exemplos para  você, caro leitor. Aproveite para compartilhar com seus amigos desde já e, sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se.

Alimentos que mudam seus benefícios em diferentes condições

1 – Bananas

Se você sofre de diabetes, é melhor comer as bananas maduras, mas nem tanto, segundo os especialistas. Quando a banana fica muito madura, o amido começa a se transformar em açúcar e esse é um grande problema para diabéticos. Por outro lado, bananas maduras têm alguns outros pequenos benefícios à saúde. Isso por causa de um amido chamado amido resistente.

2 – Cogumelos

Os cogumelos perdem a vitamina B depois de cozidos, mas há grande benefícios que eles ganham após serem expostos ao calor. Os cogumelos crus são como esponjas e podem absorver toxinas que podem ser destruídas durante o cozimento. Cozinhá-los faz com que aumente o número de antioxidantes nos cogumelos e esses são necessários para o nosso corpo. Recomenda-se levá-lo ao microondas ou grelhá-los, antes de finalmente fervê-los ou fritá-lo.

3 – Tomates

Estamos acostumados a comer tomates crus. Esses alimentos contêm vitamina C, mas os especialistas dizem que, quando cozidos, têm níveis muito mais altos de licopeno. Isso pode ser um antioxidante mais potente que a vitamina C. Além disso, cozinhar o legume faz com que amoleça as fibras, tornando-as mais fáceis de digerir.

4 – Espinafre

O espinafre é bastante rico em nutrientes, mas se você cozinhá-lo, pode absorver mais cálcio e ferro. Isso acontece porque é carregado com ácido oxálico, que bloqueia a absorção de ferro e cálcio. Ao cozinhá-lo, faz com que o elemento se decomponha, assim você pode obter mais benefícios para a saúde com ele.

5 – Queijo

O queijo é uma ótima fonte de proteína, mas cada um pode ter seus diferentes benefícios. A mussarela, por exemplo, contém menos sódio e calorias que os outros. Além disso, contém bactérias que atuas como probióticos, podendo melhorar a saúde intestinal e o sistema imunológico. Enquanto isso, o queijo azul tem mais cálcio do que a maioria dos outros queijos.

6 – Pães

Segundo estudiosos, o pão torrado apresenta menor índice glicêmico. O índice tem efeito sobre o nível de açúcar no sangue, por isso é melhor para os diabéticos. O pão Sourdough contém níveis mais elevados de antioxidantes e folato do que os outros tipos de pão. Ainda tem níveis mais baixos de fitato, assim permitindo que seu corpo absorva os nutrientes com mais facilidade.

7 – Beterraba

Um estudo examinou os efeitos de beber 250 mililitros de suco de beterraba todos os dias, em pessoas com pressão alta. Notaram então que isso abaixou de forma significativa a pressão arterial. Por outro lado, a beterraba cozida por ser mais fácil de digerir, pois suas fibras duras se decompõem da mesma forma que acontece com as batatas cozidas.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Baleia jubarte quase engole duas norte-americanas

Matéria anterior

7 pessoas que foram do inferno ao céu e provaram na internet

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos