Poucas coisas são melhores do que se alimentar bem, com uma comida saborosa que nos agrade, não é mesmo? Para isso, muitas pessoas se aventuram na cozinha e aprendem a fazer o máximo de pratos especiais possíveis. É melhor ainda quando juntamos a vontade de cozinhar, a paixão por comer e a preocupação com a saúde. Quando isso acontece, buscamos os alimentos frescos, que nos fornecem todas as vitaminas e nutrientes necessários para que o nosso corpo reaja bem. Acostumamo-nos a pensar, por exemplo, que os tomates sãos mais saudáveis quando os comemos cruz, assim fazemos uma salada com eles. Bom, isso é verdade.
No entanto, eles são melhores para o nosso estômago quando estão cozidos. Existem vários outros alimentos comuns que podem surpreendê-lo com seus benefícios variáveis e isso depende da maneira como são preparados. Acredite, alguns mudam totalmente seus benefícios conforme mudamos suas condições. Foi pensando um pouco mais sobre isso, que decidimos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou alguns exemplos para você, caro leitor. Aproveite para compartilhar com seus amigos desde já e, sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se.
Se você sofre de diabetes, é melhor comer as bananas maduras, mas nem tanto, segundo os especialistas. Quando a banana fica muito madura, o amido começa a se transformar em açúcar e esse é um grande problema para diabéticos. Por outro lado, bananas maduras têm alguns outros pequenos benefícios à saúde. Isso por causa de um amido chamado amido resistente.
Os cogumelos perdem a vitamina B depois de cozidos, mas há grande benefícios que eles ganham após serem expostos ao calor. Os cogumelos crus são como esponjas e podem absorver toxinas que podem ser destruídas durante o cozimento. Cozinhá-los faz com que aumente o número de antioxidantes nos cogumelos e esses são necessários para o nosso corpo. Recomenda-se levá-lo ao microondas ou grelhá-los, antes de finalmente fervê-los ou fritá-lo.
Estamos acostumados a comer tomates crus. Esses alimentos contêm vitamina C, mas os especialistas dizem que, quando cozidos, têm níveis muito mais altos de licopeno. Isso pode ser um antioxidante mais potente que a vitamina C. Além disso, cozinhar o legume faz com que amoleça as fibras, tornando-as mais fáceis de digerir.
O espinafre é bastante rico em nutrientes, mas se você cozinhá-lo, pode absorver mais cálcio e ferro. Isso acontece porque é carregado com ácido oxálico, que bloqueia a absorção de ferro e cálcio. Ao cozinhá-lo, faz com que o elemento se decomponha, assim você pode obter mais benefícios para a saúde com ele.
O queijo é uma ótima fonte de proteína, mas cada um pode ter seus diferentes benefícios. A mussarela, por exemplo, contém menos sódio e calorias que os outros. Além disso, contém bactérias que atuas como probióticos, podendo melhorar a saúde intestinal e o sistema imunológico. Enquanto isso, o queijo azul tem mais cálcio do que a maioria dos outros queijos.
Segundo estudiosos, o pão torrado apresenta menor índice glicêmico. O índice tem efeito sobre o nível de açúcar no sangue, por isso é melhor para os diabéticos. O pão Sourdough contém níveis mais elevados de antioxidantes e folato do que os outros tipos de pão. Ainda tem níveis mais baixos de fitato, assim permitindo que seu corpo absorva os nutrientes com mais facilidade.
Um estudo examinou os efeitos de beber 250 mililitros de suco de beterraba todos os dias, em pessoas com pressão alta. Notaram então que isso abaixou de forma significativa a pressão arterial. Por outro lado, a beterraba cozida por ser mais fácil de digerir, pois suas fibras duras se decompõem da mesma forma que acontece com as batatas cozidas.
E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.