CBF pretende extinguir seleção permanente de futebol feminino, entenda

POR Mateus Graff    EM Copa do Mundo      23/08/16 às 18h51

Acreditem, depois das Olimpíadas, depois de muitas pessoas terem acreditado que a seleção feminina de futebol era a única esperança de medalha na modalidade, a CBF agora discute a ideia de extinção permanente da seleção brasileira feminina de futebol. O desempenho da seleção pode ter tido um impacto ainda maior para o esporte, pois existem pessoas influentes pensando se realmente vale a pena manter a seleção feminina pelo fato do custo ser muito alto. Já leu nossa matéria com as 8 provas que a Seleção Brasileira feminina de futebol dá uma goleada na masculina?

Não existem vantagens para a confederação em manter a seleção e os superiores da CBF fizeram a seguinte leitura: o resultado não veio, elogios pela iniciativa também não, e sobrou apenas a conta para pagar. O desempenho do coordenador Marco Aurélio Cunha, no entanto, é bem avaliado internamente.

2

A tendência é que o trabalho de monitoramento e desenvolvimento do esporte continue. Nos últimos dois anos, centenas de atletas no Brasil e no exterior foram observadas, mas o conceito de seleção permanente pode ser extinta. O dirigente afirma que apesar dos esforços, o futebol feminino não "pega" o Brasil, embora milhares de brasileiros tenham se empolgado com o desempenho inicial das meninas da seleção, especialmente enquanto a seleção masculina sofria na primeira fase das Olimpíadas. Leia também a nossa matéria que mostra qual o time do coração dos jornalistas esportivos.

Bom, o cenário não é dos melhores, pois esse acontecimento resultaria no corte do apoio da CBF às atletas, como os salários mensais e a regulamentação de competições nacionais. Os resultados da seleção feminina de futebol nas Olimpíadas Rio 2016 foram os seguintes:

Brasil 3 x 0 China

Brasil 5 x 1 Suécia

Brasil 0 x 0 África do Sul

Brasil 0 (7 x 6) 0 Austrália

Brasil 0 (3 x 4) 0 Suécia

Disputa do Bronze

Brasil 1 x 2 Canadá

A Fifa, com quem a relação de Marco Polo del Nero pode azedar a qualquer momento por conta de uma investigação do Comitê de Ética que teve início em novembro do ano passado, tem uma das suas bandeiras o desenvolvimento do futebol feminino, tendo em vista que o incentivo para o futebol masculino é muito maior do que o futebol feminino. Por esse fato, a Fifa dá alguns recursos à CBF para este fim. O novo presidente, Gianni Infantino, promoveu a entrada de mais mulheres no Conselho (ex Comitê Executivo) e deu a uma mulher a secretaria-geral, o segundo cargo na hierarquia da entidade. A extinção do modelo da seleção permanente felizmente pode não agradar a Fifa.

Após a derrota da seleção brasileira na disputa do bronze, por 2 a 1, para o Canadá, Marta, chorando, fez um apelo para que o futebol feminino continue com apoio no país. Ela destacou que a equipe ganhou fãs ao longo do torneio olímpico, e por onde passam as jogadoras da seleção são aplaudidas. "Eu peço ao povo brasileiro: não deixe de apoiar o futebol feminino!", disse Marta emocionada.

002

Bom, nós, da Fatos Desconhecidos, fazemos das palavras de Marta as nossas, e esperamos que essa ideia de extinção da seleção feminina de futebol nunca saia do papel.

Mas e vocês caros leitores, acham que realmente haverá a extinção da seleção feminina de futebol? Comentem!

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+