Curiosidades

Chá ou café? Veja os benefícios dos dois e quando bebe-los

0

O café é a bebida que a maioria dos brasileiros ama e que é servida em pequenas xícaras ou até mesmo em grandes copos. Há quem não comece o dia sem um cafezinho ou ainda aqueles que nem conversam pela manhã se não sentirem o cheirinho gostoso e o café quente na boca. Para os incuráveis amantes dessa bebida, qualquer hora é hora de tomá-la.

No entanto, o amado café tem visto uma competição com o chá, preparado a partir das folhas da planta Camellia sinensis, que também tem ganhado força no nosso país. No Brasil, a preferência pelo chá verde tem crescido muito, mas o chá preto e o branco também são bem apreciados.

E com essas duas bebidas disputando o paladar brasileiro, será que existe alguma delas que é melhor e tenha mais benefícios para a saúde? A verdade é que tanto o café, quanto o chá tem qualidades bem parecidas. E na maioria das vezes, seu consumo traz efeito positivo para saúde, seja qual das duas a pessoa escolher beber. Mostramos aqui alguns desses benefícios trazidos pelas bebidas

1 – Ricos em antioxidantes

Tanto o café como o chá são fontes de antioxidantes chamados polifenois. Essas substâncias atuam na diminuição da inflamação do organismo, prevenindo então o surgimento de doenças como câncer, problemas cardiovasculares e neurodegemerativos e diabetes.

Na literatura médica existem muitos estudos a respeito dos benefícios do chá verde. Como um estudo da Universidade de Harvard que mostrou que as mulheres que bebiam o chá tinham entre 20 e 30% menos risco de desenvolver câncer de mama. E um outro estudo, feito na China, mostrou que consumir o chá verde diminuiu em 42% o risco de desenvolver câncer colorretal.

Um estudo da universidade de Lund, na Suécia, mostrou que os polifenois presentes no café também diminuíram o risco do desenvolvimento de câncer de mama nas mulheres. E um estudo de Harvard revelou que beber quatro doses de café diminuía, em até 11%, o risco de insuficiência cardíaca justamente pela ação antioxidante dos polifenois.

2 – Melhora a digestão

Não é incomum que as pessoas tomem café depois do almoço. Alguns dizem que ajuda na digestão. E de fato, a bebida estimula a produção de suco gástrico que ajuda no processo.

Mas nem tudo é benéfico. Os taninos e a cafeína presentes no café podem diminuir a absorção de alguns nutrientes. E isso também acontece com o chá verde.

O chá verde, por mais que também ajude na produção de suco gástrico, a presença das catequinas atrapalha a absorção de gorduras. Isso pode não ser uma coisa boa para as pessoas que estão buscando emagrecer.

Por conta disso, não se recomenda ingerir nenhuma das bebidas depois das refeições.

3 – Melhora a função cognitiva

A cafeína que está presente nas duas bebidas tem um efeito bastante importante no sistema nervoso. Ela diminui a sensação de cansaço e deixa as pessoas mais alertas.

Além disso, um estudo feito pela Universidade Johns Hopkins, nos EUA, mostrou que o consumo de cafeína possibilitou um nível mais profundo de retenção de memória nas pessoas por até 24 horas.

Fonte: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/09/27/cafe-ou-cha-conheca-os-beneficios-dessas-bebidas-e-saiba-quando-consumir.htm

Satélite tira foto impressionante de Marte com aparição do Perseverance

Matéria anterior

7 famosos que chocaram os fãs aparecendo quase que irreconhecíveis

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos