Dormir é uma das melhores coisas da vida para algumas pessoas. Por mais que não exista uma posição certa para dormir, porque isso é uma escolha bem individual, algumas coisas feitas nesse momento podem fazer bem ou mal para a saúde, por exemplo, o fato de dormir de meia. Para saber se esse hábito realmente influencia ou não, a ciência foi estudar a respeito.
Quando o assunto é sono, ter um realmente reparador é o sonho de várias pessoas. Até porque através dele é possível manter várias funções corporais importantes, como o fortalecimento do sistema imunológico, a regeneração cerebral e a melhora da capacidade cognitiva. Para que a noite bem dormida aconteça, a ciência tem algumas recomendações que podem ajudar e, como consequência, trazer mais saúde.
Jornal SOL
De acordo com um estudo feito na Coreia do Sul, dormir de meia é realmente bom para a saúde. Para chegar a essa conclusão eles analisaram seis homens jovens sem distúrbios ou padrões de sono incomum e que tinham uma rotina com atividades diárias e dormiam entre seis e oito horas durante a noite.
Durante o estudo, esses homens dormiram com e sem meia por um período de sete horas em um ambiente que puderam ser monitorados. É importante saber que pelo dia, a temperatura central do corpo fica alta, algo entre 36,1 e 37,2º C, com o pico sendo entre 16h e 20h. Depois disso, ela vai diminuindo de forma constante. Esse é um sinal para o corpo que está chegando a hora de ir dormir.
Conforme o estudo, dormir de meia pode reduzir a temperatura central do corpo. Enquanto a noite chega, com isso acontece a vasodilatação, um processo que ajuda resfriar, em particular, as mãos e os pés. E quando essas áreas são aquecidas, os vasos sanguíneos se abrem e o núcleo do corpo esfria. Justamente nesse ponto que as meias trazem um benefício.
Ainda de acordo com o estudo, dormir de meia fez com que os homens fechassem os olhos 7,5 minutos mais rápido e ter um sono prolongado, aproximadamente 32 minutos a mais em comparação com os que dormiram sem meias.
O trabalho também mostrou que a qualidade do sono melhorou ao dormir de meia. Colocando em números, eles despertaram à noite bem menos, 8,8, comparados com 16,3 de quando dormiram sem meias.
Um ponto a ser ressaltado é que o estudo não diz que dormir de meia é algo que beneficie todas as pessoas. Mas é sempre bom saber formas de ter uma boa noite de sono e desligar do mundo para se recarregar.
Fonte: Olhar digital
Imagens: Jornal SOL