Curiosidades

Ciência revela qual a verdadeira e bizarra origem da malária

0

A malária é uma doença praticamente fatal, que atinge uma média de 250 milhões de pessoas todos os anos, consequentemente gera também a morte de muitas delas, mais precisamente uma média de 1 milhão de mortes por ano.

Por esse motivo, é tão importante o investimento nos estudos que buscam entender como se originou, quando e por que, afinal, é apenas dessa forma que conseguiremos domina-la e futuramente extermina-la.

Entender os ciclos, como ocorre a contaminação e os sintomas que o paciente pode desenvolver todos nós já sabemos, mas o grande mistério que finalmente foi resolvido e que sem dúvida alguma foi um grande avanço em prol de sua cura.

02

Se você viu a foto desse gorila acima e já relacionou toda a questão a ele, está muito certo! Um novo estudo realizado e publicado na revista “Nature Communications”

Revelou que diferentemente do que outros estudos vinham apontando, a origem da doença teve origem nos gorilas e não nos chimpanzés.

Para quem ainda não sabe, a malária na realidade é causada por um parasita que é transmitido através do mosquito anófeles, mas como esse parasita conseguiu ingressar em um corpo humano? De onde ele veio? O estudo realizado tinha como propósito solucionar tais questões, afinal era óbvio que o parasita não foi parar em um mosquito e consequentemente em humanos aleatoriamente, e ele precisou existir antes em uma outra forma ou hospedeiro, concordam?

01

O estudo liderado por Beatrice Hahn da Universidade do Alabama revelou, como citamos anteriormente que a origem do parasita e consequentemente o seu primeiro hospedeiro natural foram os gorilas encontrados em países como Camarões e Gabão.

Para chegar a essa conclusão os cientistas analisaram durante 10 anos mais de 3.000 amostras de fezes desses primatas, e encontraram nelas a presença de vários tipos de parasitas que se assemelham ao parasita que atinge os humanos, tais parasitas também podem ser encontrados em chimpanzés e bonobos, porém apenas nestes gorilas dessa região especifica foram encontrados vestígios de um parasita que se assemelha e muito com o que conhecemos.

03

Comparações de DNA foram realizadas, e dessa maneira eles puderam concluir que um mosquito primeiramente picou um gorila dessa região e mais tarde um ser humano, e não o contrário. Ou seja, a doença não é natural aos humanos e não fomos nós que contaminamos os primatas e sim o contrário.

E então queridos leitores, podiam imaginar que a origem dessa terrível doença era os gorilas? Conta pra gente aqui em baixo nos comentários.

8 cenas de filmes que literalmente foram roubadas de outros filmes

Matéria anterior

8 coisas que acontecem quando as mulheres estão entrando na menopausa

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar