• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Cientistas capturam som peculiar de geleira com mais de 800 mil anos

POR Natália Pereira    EM Ciência e Tecnologia      13/04/18 às 09h29

A Universidade de Rochester possui um laboratório específico para a análise de gelo e visa descobrir outras coisas sobre o nosso mundo por meio delas. E, recentemente, um grupo de cientistas que trabalham no local foram para a Antártica em busca de respostas sobre o aquecimento global. Para descobrir quais eram os efeitos do aquecimento global eles fizeram enormes perfurações em partes de um gelo antártico de mais de 800 mil anos.

De acordo com eles, camadas de neve podem se formar com o tempo de forma que este compacte seu próprio peso. Isso fez com que o ar do "passado" ficasse preso no gelo glacial da Groenlândia e da Antártica. E foi exatamente isso que eles foram buscar. Esse ar carrega características climáticas do passado importantes como a concentração e composição isotópica dos gases do efeito estufa, assim como outros gases reativos. Uma análise dessas mudanças pode ser a resposta para o estado real do clima da Terra e a química presente na atmosfera. Mas, durante um período de descontração, eles acabaram descobrindo algo ainda mais fascinante.

O som das profundezas da geleira

Os testes realizados pela equipe do Laboratório Principal de Gelo da Universidade de Rochester são importantes mas, ainda assim, todos precisam de um pouco de descanso. Depois de trabalharem duro para realizarem os furos nas densas camadas de gelo, o grupo acabou buscando uma forma de se distrair. Para isso, eles jogaram pedaços de gelo dentro do enorme buraco perfurado por eles na geleira. Mas, o que eles não esperavam era que o som emitido por ela fosse tão interessante.

A pedra de gelo demorou cerca de 5 a 10 segundos para alcançar o fundo e, mesmo assim, esse curto tempo foi o suficiente para apresentar um som incrível. O posso tinha, ao todo, mais ou menos 90 metros de profundidade e esse foi o resultado. Os vídeos foram postados no Twitter por um dos cientistas chamado Peter Neff.

Vídeo I

Vídeo II

Sabiam que uma geleira podia ser tão funda assim e que esse era o som emitido por ela? Comente aí o que acharam!

Próxima Matéria
Via   MyModernMet  
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+