Curiosidades

Cientistas descobriram quando e como será o fim do sol

0

O sistema solar é formado pelo sol e mais 1.700 corpos celestes menores, entre cometas, asteroides e os planetas com seus satélites. O sol é a estrela central do nosso sistema e todos os outros corpos, como por exemplo planetas, planetas anões, asteroides e cometas, giram em torno dele. Ele é a estrela mais próxima da Terra e pertence à classe espectral G.

O sol é um dos grandes responsáveis pela existência de vida em nosso planeta. Além de nos manter aquecidos, existem várias vantagens relacionadas com a exposição dos raios solares. Mas sabemos que ele não existirá para sempre.

Morte do sol

Sol1, Fatos Desconhecidos

Então como será o sol depois de morrer? Para responder essa pergunta, os cientistas fizeram previsões a respeito de como será o fim do nosso sistema solar e quando ele vai acontecer. Felizmente, ou não, os humanos não vão existir para ver esse final.

Antes se pensava que o Grande Astro se transformaria em uma nebulosa planetária, ou seja, uma bolha luminosa de gás e poeira. E as evidências sugeriam que essa nebulosa teria que ser um pouco mais massiva. Em 2018, uma equipe internacional de astrônomos descobriu que uma nebulosa planetária é de fato o cadáver solar mais provável.

Quando

Sol3, Fatos Desconhecidos

O sol tem aproximadamente 4 bilhões e 600 milhões de anos, que se mede através da idade de outros objetos do sistema solar formados na mesma época. Então, os astrônomos se basearam nisso e previram que ele chegará ao seu fim em, aproximadamente, 100 milhões de anos.

No decorrer desse caminho outras coisas irão acontecer. Em cerca de cinco bilhões de anos, o sol deve se transformar em uma gigante vermelha. Isso quer dizer que seu núcleo irá encolher e suas camadas externas irão se expandir para a órbita de Marte. O que acabará com a Terra, se ela existir até lá.

Pelo menos uma coisa é certa: os humanos não estarão presentes para ver isso Na realidade, a humanidade tem cerca de um bilhão de anos restantes. Isso a menos que se encontre uma forma de sairmos do nosso planeta.

Como

Sol2, Fatos Desconhecidos

O sol aumenta cerca de 10% a cada bilhão de ano. Isso pode não parecer muito, mas esse aumento em seu brilho vai acabar com a vida em nosso planeta. Os oceanos vão evaporar e a superfície da terra ficará quente demais para que a água seja formada.

O que irá acontecer depois de o sol se tornar uma gigante vermelha ainda não está claro para os pesquisadores.

“Quando uma estrela morre, ela ejeta uma massa de gás e poeira, conhecida como seu envelope, para o espaço. O envelope pode ter até metade da massa da estrela. Isso revela o núcleo da estrela, que neste ponto da vida dela está funcionando sem combustível, acabou desligando antes de morrer. Só então o núcleo quente faz o envelope ejetado brilhar intensamente por cerca de 10.000 anos. Um breve período na astronomia. É isso que torna a nebulosa planetária visível. Algumas são tão brilhantes que podem ser vistas de distâncias extremamente grandes, medindo dezenas de milhões de anos-luz, onde a própria estrela estaria muito fraca para ser vista”, concluiu Albert Zijlstra, astrofísico da Universidade de Manchester, no Reino Unido, e um dos autores do estudo.

Fonte: https://www.sciencealert.com/scientists-figured-out-how-and-when-our-sun-will-die-and-it-s-going-to-be-epic

Missão da NASA em Marte teve uma atualização empolgante

Matéria anterior

Nem sempre é bom confiar no seu instinto e a ciência explica o motivo

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos