Cientistas desenvolvem a receita do hambúrguer perfeito

POR Ultra Curioso    EM Ciência e Tecnologia      08/09/15 às 18h49

Você é daqueles que são capazes de devorar até dois hambúrgueres inteiros quando estão com fome? Ou daqueles que consideram esse alimento uma "arte", algo bem além de um simples fast-food de tão saborosos? Se a resposta é sim, então você vai adorar a recente descoberta dos cientistas: a receita do hambúrguer perfeito.

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Oxford, sob a supervisão do chef e cientista Charles Michel, realizou um estudo de deliciosas conclusões sobre a forma como são divididos, segundo a sua importância, os fatores que chegam aos sentidos, configurando uma experiência de grande prazer. É isso mesmo! Cientistas desenvolvem a receita do hambúrguer perfeito.

Segundo os cientistas, nem só o gosto do hambúrguer o torna gostoso e bom de ser ingerido. Eles descobriram que 30% da satisfação promovida por um hambúrguer vem de seu cheiro, 15% vem  do som que faz ao mastigar e 25% da satisfação tem a ver com o ambiente em que se come. Ou seja, o que o grupo de cientistas fez foi pesquisar e selecionar milimetricamente os ingredientes que preenchem os requisitos de satisfação dos sentidos humanos.

hambruguer-perfeito-vankad-shutterstock.com_

Segundo Charles Michel, "a ciência demonstrou que percebemos que algo é delicioso graças ao nosso cérebro e ao estímulo que vem de todos os nossos sentidos, e não só através do que chega a nossa boca. Definitivamente falar do gosto da comida é inexato, já que, cientificamente, outros fatores compõem esse prazer".

O cientista publicou uma perfeita e deliciosa fórmula que leva ao hambúrguer perfeito, um hambúrguer que satisfaz todos os sentidos humanos: a visão, a audição, o tato, o olfato e - principalmente - o paladar. Ficou curioso pra saber quais são os componentes dessa iguaria? Veja abaixo.

0,,23681328,00

O hambúrguer perfeito seria composto por: pão de hambúrguer quente polvilhado com azeite de sementes de gergelim; uma camada de molho Chipotle; alface seca e crocante e picles em rodelas; uma camada de um centímetro de tomate de bom aroma; duas fatias de presunto passadas na chapa e três rodelas de cebola; além de duas fatias de queijo Camembert (adicionadas à carne para adquirir o sabor salgado e se fundir).

O hambúrguer, de um centímetro de altura, de carne Wagyu, temperada com sal, pimenta e cebola bem picada; um pouco de ketchup; e o pão de baixo salpicado com molho de soja. Juntando todos esses ingredientes, você terá um hambúrguer de 7 cm de altura por 5 cm de largura, considerado o mais delicioso do mundo - cientificamente comprovado. E aí, que tal prepará-lo em casa?

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+