Os 8 empregos mais prejudiciais para a saúde

POR A redação    EM Curiosidades      08/09/15 às 18h51

Claro, alguns empregos são mais perigosos que outros. Uma pessoa que trabalha em uma construção tem mais chances de sofrer um acidente de trabalho que alguém que trabalha em um escritório. Já estamos acostumados com esta realidade. As condições de trabalho variam e, inclusive, alguns são mais bem remunerados já visando o risco que a pessoa corre em serviço (ou não).

Mas pare para pensar agora. Será que você sabe quais são os empregos mais perigosos que existem no mundo? Eletricistas, lenhadores, mineiros, policiais... É até fácil imaginar quais alguns deles, mas e quanto aos outros? O trabalho de um motorista pode ser tão perigoso quanto o de um técnico de linhas de transmissão, por exemplo. E o mesmo vale para o varredor de rua. Duvida?

Veja os oito empregos mais perigosos do mundo:

Pedreiro

Pedreiros

Trabalhar em uma construção pode ser extremamente perigoso, e não só devido ao risco constante de algo cair em sua cabeça. Uma vez que o ambiente de trabalho envolve uma série de reformas e demolições, os trabalhadores são expostos a todos os tipos de produtos químicos. Eles estão constantemente sob o risco de contrair asbestose (enrijecimento e cicatrização dos pulmões), além de câncer de pulmão e mesotelioma. O problema era ainda pior há 20 anos, quando muitas empresas ainda utilizavam produtos com amianto. Infelizmente, muitos trabalhadores tiveram que morrer até elas decidirem parar de usá-lo.

Motorista

Motorista

Motoristas particulares e de transporte público, taxistas, entregadores... este tipo de trabalhador, no geral, está exposto a muitos riscos para a saúde. Antes de mais nada, conduzir um veículo significa ficar sentado muitas horas por dia. Com isto, todo o corpo se torna duro, o que, com o tempo, pode originar problemas como osteoporose, hérnia de disco, privação do sono, obesidade, ataque cardíaco e muito mais. Ainda que estas condições sejam bem graves, ainda há o risco constante de se envolver em algum acidente fatal. Outra preocupação dos motoristas profissionais e funcionários da indústria ferroviária tem a ver com a exaustão de diesel.

Varredores de Rua

Varredores

Nós os vemos todos os dias - em especial pela manhã -, mas será que você já parou para pensar o quão perigoso pode ser varrer as ruas da cidade? Pare começar, eles trabalham o dia todo na rua, dividindo espaço com carros apressados, fato pelo qual os varredores de rua estão frequentemente envolvidos em colisões com motoristas descuidados. Além disto, são vítimas de crimes violentos simplesmente por estarem no lugar errado, na hora errada. Como se não bastasse, estar na rua também significa inalar altas quantidades de monóxido de carbono, que é tóxico. Felizmente, os varredores de rua utilizam equipamentos de segurança que os deixam mais visíveis aos motoristas.

Madeireiro

Lenhador

Madeireiros também estão incluídos na lista dos trabalhadores que mais arriscam suas vidas em serviço. De acordo com alguns estudos realizados nos últimos anos, há 128 mortes para cada 100 mil pessoas que trabalham nesta indústria. Isto porque os madeireiros precisam lidar com o assassino mais implacável do mundo: a Mãe Natureza. Apesar das normas de segurança meticulosas, ninguém pode parar uma árvore de esmagar você. Além disto, os madeireiros trabalham com ferramentas de trabalho pesadas e incrivelmente perigosas se não tratadas adequadamente. Números recentes ainda destacam que a indústria tem estado cada vez mais perigosa. No começo desta década, a taxa de mortalidade subiu 19%.

Técnicos de Linhas Elétricas

Eletricistas

Claro, eles trabalham o dia inteiro com linhas de alta tensão; era de se esperar que fosse um trabalho arriscado. O perigo mais óbvio é electrocussão e, muito provavelmente, a morte instantânea no caso de eles tocarem em algum cabo exposto por acidente. Estes técnicos precisam usar equipamentos de proteção o tempo todo, uma vez que o risco é constante. Outro perigo que as pessoas costumam ignorar é o risco de o técnico cair da plataforma.

Bombeiro

Bombeiro

Profissões heroicas também tem seus riscos, claro. Prédios e outras construções em chamas apresentam todo o tipo de produtos químicos que são prejudiciais para a saúde humana. Ainda que os bombeiros sejam obrigados a usar equipamento especial, às vezes isso pode não ser suficiente. O aparelho de respiração faz um excelente trabalho em manter o bombeiro seguro, mas nem sempre é usado - em especial em situações menos críticas. O nível de exposição ao amianto e outros materiais tóxicos é extremamente alto e prejudicial para a saúde. Mesmo depois de o fogo ser apagado, os vestígios deixados para trás são embalados com outros resíduos tóxicos.

Mineiro

Mineiro

Devido à intensa exposição à poeira e outras substâncias químicas, como sílica, o trabalho de mineiro é um dos mais perigosos do mundo. Os mineiros de carvão, por exemplo, tem muitas chances de desenvolver pneumoconiose, que é um tipo específico de doença pulmonar que se desenvolve devido ao contato direto com o pó de carvão. Além disto, eles podem morrer em desmoronamentos, explosões e acidentes com equipamentos diversos, bem como de condições tóxicas fatais. Outras causas de morte incluem aprisionamento, quedas de rochas, incêndios, electrocussão e quedas de grandes alturas.

Policial

Policial

Por último, o trabalho de um agente da policia certamente é um dos mais perigosos do mundo. Policiais lidam com todos os tipos de ameaça diariamente: alguns podem destruir sua saúde, enquanto outros podem matá-los no cumprimento de seu dever. Os policiais precisam usar equipamentos pesados, que incluem cintos de couro, coletes balísticos, sprays, cassetetes, rádios, armas e algemas.

Isso adiciona uma grande quantidade de peso a seus pés, costas, quadris e joelhos. E eles não podem retirá-los enquanto perseguem um suspeito, por exemplo. Além de fazer um monte de esforço físico, o risco de se machucar (e isto incluí levar um tiro) é extremamente elevado. Isso sem falar no estresse e no impacto psicológico que algumas missões podem causar no agente.

Fonte: Popcorn News

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+