Curiosidades

Cientistas finalmente encontraram uma maneira de deixar objetos invisíveis em todos os ângulos

0

Um grupo de investigadores do Instituto Nacional de Pesquisas Científicas de Montreal conseguiu tornar um objeto invisível através de uma nova técnica. Trata-se do manto de invisibilidade espectral. O dispositivo recebeu o apelido de spectral cloaking.

O objeto se torna invisível pois o dispositivo consegue manipular a cor e a frequência de luz que interagem com o mesmo. Quando observamos um determinado item, o que na verdade vemos é a interação das frequências de luz com o objeto. Os nossos olhos são responsáveis por detectar a luz refletida. Por isso, quando o sol brilha num objeto verde por exemplo, esse objeto reflete a frequência da luz verde. A frequência das outras cores apenas passa por ele. O dispositivo criado pelos cientistas tira partido da interação entre as frequências de luz e os objetos.

Atualmente, o utensílio de camuflagem pode apenas ser utilizado por uma direção. O olhar do espectador deve seguir o caminho da luz, olhando para o item por meio do primeiro filtro. José Azaña, autor do estudo, afirmou que o método poderia tornar um objeto invisível em todos os ângulos.

Por enquanto, o dispositivo pode ser útil ajudando a proteger as redes de telecomunicações que fazem o uso da banda larga para transportar dados. As empresas podem tornar certas frequências invisíveis, o que impede a possibilidade de terceiros usarem a luz de banda larga a fim de espioná-los.

7 segredos que os advogados escondem das pessoas

Matéria anterior

Universitários tentam descobrir se o celular está secretamente ouvindo o que você fala

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.