Curiosidades

O que mudou na lei do insulfilm para 2023?

0

Todos nós devemos seguir algumas regras, as leis criadas para manter uma boa convivência ou impedir que façamos alguma coisa que possa causar algum mal em específico. Elas são feitas para manter a ordem de forma geral. No entanto, uma lei nunca está blindada de passar por algumas modificações. As autoridades podem mudar as leis quando acharem que são necessárias, por isso é importante estar sempre ligado às atualizações. Sejam elas de trânsito ou não, todas podem ser alteradas.

E o ano de 2023 chegou trazendo algumas mudanças, principalmente na lei do insufilm. Muitos motoristas optam por colocar insulfilm nos vidros do carro. Essa é uma forma de conseguir um pouco mais de privacidade, além de segurança em certo grau ou simplesmente para manter o interior do veículo um pouco mais “fresco”. No entanto, para 2023, o Cotram (Conselho Nacional de Trânsito) alterou algumas regras que controlam o insulfilm.

Embora essa não seja a única lei alterada no início desse ano, foi uma das que mais chamaram a atenção dos motoristas. Mas o que realmente mudou?

O que mudou na lei do insufilm?

Via Yahoo

Seguindo a normalidade, o órgão trabalha para conter o uso de produtos de qualidade inferior, também fora dos padrões mínimos do mercado nacional. Esses, segundo eles, mais atrapalham do que ajudam o condutor do veículo. E as mudanças foram muitas.

Agora, não existe mais uma exigência de grau mínimo de transmitância luminosa (quantidade de luz a penetrar o material) nos vídeos considerados não cruciais para a visão do motorista, ou seja, o vidro que fica nas laterais traseira do carro e traseiro. Vale lembrar que a regra antiga previa pelo menos 28% de luz passando pelas películas.

De resto, a transmitância mínima de 70% ainda é válida para o para-brisa e também para os vidros laterais dianteiros. Agora, a fiscalização desses índices é realizada de duas formas pelos reguladores, sendo elas: usando medidores especiais, feitos justamente para lidar com isso, ou verificando o certificado de conformidade do produto. De acordo com as autoridades de trânsito, esse certificado deve seguir a norma ABNT NBR 9491. É importante ficar ligado às mudanças paras evitar qualquer problema.

E se for parado com o insufilm fora do padrão, o que fazer?

Via Yahoo

Se o condutor do veículo for parado com películas fora das regras ou sem o certificado válido de qualidade, ele pode levar multa instantaneamente, além de cinco pontos na carteira de habilitação. Além disso, o veículo pode ser retido. Isso faz parte do parágrafo XVI do Art. 230, visto que a infração é considerada grave.

Além disso, a Polícia Rodoviária Federal ainda ressalta os vários perigos quando optam por modelos inferiores ou muito escuros nos veículos. De acordo com as autoridades de trânsito, esse tipo de insulfilm pode atrapalhar de forma significativa a visibilidade do condutor, principalmente em dias chuvosos ou à noite na estrada. Aumenta então o risco de acidentes. Inclusive há registros de situações em que a pouca visibilidade foi motivo de acidentes fatais. Por isso o temor.

Além dessa lei, algumas outras passaram por mudanças no começo de 2023 e valem a pena ser conferidas.

Fonte: Yahoo

Bando aluga salas de prédio em SP para roubar empresa vizinha

Artigo anterior

Namorada de Piqué está com medo depois de música da Shakira

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido