
Imagine-se com dor e inchaço na mandíbula e descobrir que a causa não é apenas uma batida ou dente quebrado, mas um saco cheio de mini dentes dentro da boca. Foi isso que aconteceu com Ravindranath, um menino de 7 anos na Índia. Médicos, em Chennai, ficaram surpresos ao descobrir um tumor benigno chamado odontoma composto com nada menos que 526 estruturas alojadas na região molar da mandíbula inferior.
Os dentes variavam de tamanho: os menores tinham 0,1 mm e os maiores, até 3 mm. Apesar de minúsculos, cada um tinha coroa, raiz e cobertura de esmalte, como dentes normais em miniatura. “Pareciam pérolas dentro de uma ostra”, descreveram os cirurgiões após removê-los.
Depois de exames com raio-x e tomografia, os médicos decidiram operar. Foram cinco horas de procedimento. Em vez de quebrar o osso lateralmente, fizeram um acesso no topo da mandíbula, removeram cuidadosamente o saco e preservaram os dentes saudáveis , ele agora tem 21 dentes, como qualquer outra criança.
O diagnóstico: odontoma composto, um tumor benigno raro que gera crescimento dentário anormal. Pode ter causa genética, ambiental (como exposição a radiação), mas até agora, nenhum fator específico foi confirmado.
Até então, o cenário mais extremo registrado era o de um garoto de 17 anos em Mumbai, em 2014, que teve 232 dentes removidos de um odontoma semelhante. Este novo caso mais que dobrou esse recorde, marcando um salto documentado e médico sem precedentes.
Ravindranath recebeu alta apenas três dias após a cirurgia e está em plena recuperação. O caso reforça a necessidade de sensibilizar pais e profissionais sobre cuidados odontológicos pediátricos, especialmente para inchaços que persistem desde a infância.
Fonte: Aventuras na História





