Curiosidades

Cliente recebe conta telefônica de R$ 96 milhões no DF

0

A maioria de nós chega em um momento da vida em que tem que pagar contas, os famosos boletos, e isso não é uma novidade para ninguém. No entanto, o que pode assustar a pessoa é o valor da conta. Esse foi o caso de um morador de Brasília.

Quando o homem, de 30 anos, recebeu a conta por e-mail ele levou um susto pelo valor que estava sendo cobrado. A conta veio no dia do seu aniversário no valor de 96,1 milhões de reais. Contudo, logo o homem, que preferiu não se identificar, percebeu que se tratava de uma fraude.

Além do valor exorbitante, a conta falsa dizia ainda que, em caso de atraso, iriam ser cobrados juros de 0,033% por dia. Esse acréscimo diário seria de R$ 31.713,07. Essa conta falsa venceu em 2008, o que faria a cobrança do boleto ser de aproximadamente 165 milhões de reais em juros, além da multa de quase dois milhões de reais.

Conta

Foregon

O valor total da conta, caso fosse verdadeira, estaria perto dos 263 milhões de reais.

“Só esse acréscimo por dia já seria bem mais do que ganho em um mês. Graças a Deus, era golpe. O susto só não durou muito porque os golpistas, apesar de engenhosos, eram desleixados. O e-mail não batia, havia imagens quebradas. Dava para perceber que não vinha da empresa de fato. Não sei qual era o público-alvo desse golpe. Infelizmente, nem se quisesse teria conseguido fazer o pagamento de um valor tão alto”, comentou o homem.

Segundo o site da operadora, as tentativas de fraudes em boletos são frequentes. O que a empresa aconselha é que os clientes tomem vários cuidados antes de fazer o pagamento das suas contas telefônicas.

Dicas

IQ contas

No caso desse homem, o valor absurdo da conta denunciou que ela era fraudulenta. Contudo, nem todas podem ser assim tão fáceis de perceber que são falsas. Por isso, a operadora dá algumas dicas para verificar se a fatura é realmente verdadeira.

Sempre conferir se as informações cadastrais estão certas, como por exemplo, o nome completo e endereço;

Verificar se a data do vencimento da conta está de acordo com a data que costuma vir nas outras faturas;

Verificar se o valor cobrado é condizente com o que você geralmente consome;

Por último, checar se as informações do plano ou produto que você contratou estão corretas.

Erros

The Sun

Uma conta alta pode ser um golpe, como foi no caso desse homem de Brasília, ou às vezes pode realmente ser um erro cometido pela própria companhia. Esse foi o caso de Brenda McCossick, de 50 anos.

Geralmente, a conta da mulher vem no valor de 50 libras esterlinas, o equivalente a 325 reais. Entretanto, a mulher, que mora no Reino Unido, se surpreendeu com o último valor da sua conta. Ela veio em 1,9 bilhão de libras esterlinas, equivalente a 12,3 bilhões de reais. O pior de tudo, a mulher tinha usado a energia por apenas duas semanas.

Por conta do valor, a mulher sabia que a empresa responsável por cobrar o valor, a Shell Energy, teria mandado a conta errada para sua casa. Claro que a mulher ligou para a empresa para fazer sua reclamação e dizer que aquele valor absurdo não condizia com o seu consumo de energia. “Eu estava preocupada que, independentemente de ser ridículo, eles ainda tentariam tirar o máximo de dinheiro possível da minha conta e me deixar sem dinheiro”, disse ela.

Depois de ter feito isso, sua real conta, com o valor correto, chegou até sua casa. O boleto era de 46 libras esterlinas, ou 299 reais.

“Este foi um erro em nosso aplicativo que afetou um pequeno número de clientes, e não esperamos que Brenda pague pelo fornecimento mundial de gás. Qualquer cliente com o mesmo erro de aplicativo pode ter certeza de que não terá nenhum impacto em seus pagamentos por débito direto”, informou a Shell Energy.

Fonte: R7, The Sun

Imagens: The Sun, Foregon, IQ contas 

Curiosidades sobre o ácido hialurônico, produto usado em tratamento contra rugas

Artigo anterior

Desempregado, pai chora ao falar da fome

Próximo artigo