• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Como as pessoas gostam do cafezinho ao redor do mundo?

POR Thamyris Fernandes    EM Mundo Afora      25/08/14 às 17h13

Nem todo mundo se contenta com um café preto ou um pingado (café com leite) na hora de desfrutar os prazeres da cafeína. Ao redor do mundo - assim como acontece com muitos outros costumes ligados à alimentação - existem formas nada convencionais de apreciar a bebida.

Muitos povos, como você vai ver na lista, adoram um café com especiarias ou com manteiga. Alguns outros preferem seus cafezinhos com queijo e, ainda outros não abrem mão de cafés processados pelo organismo de alguns animais durante a digestão.

Apesar de algumas "modalidades" de consumir a bebida serem consideradas bizarras por quem não gosta muito de variações, é impossível deixar de conhecer esses costumes tão diferentes relacionados ao famoso café. Veja abaixo:

1. Kopi Luwak

1

É difícil de acreditar, mas os indonésios consomem um café que surge a partir de excrementos de um bichinho chamado Civeta, uma espécie de mamífero carnívoro. O animal se alimenta de cerejas de café, mas não as digere, eliminando então os grãos. Apesar de parecer estranho, , no Brasil há um costume não muito longe disso, a partir dos excrementos uma ave chamada Jacu.

2. Kopi Joss

2

Essa é outra forma nada convencional de tomar um cafezinho na Indonésia. Também conhecido como estilo javanês, essa maneira de preparo consiste em usar um carvão vegetal flamejante, adicionado ao café e ao açúcar, em uma xícara com água quente. Dizem que o carvão neutraliza a acidez da bebida e a mantém quente por mais tempo.

3. Café com sal

3

Sibéria, Turquia, Hungria, Etiópia e Eritreia são países onde o café com sal é bastante comum. Quem é acostumado com isso diz que a pitada de sal na bebida reduz a amargura e acentua o gosto do café.

4. Café com queijo

4

Na Espanha e na Suíça, uma forma de tomar café é mergulhando queijo na bebida. Isso garante que, depois do café, o queijo fique quase derretido. Normalmente as qualidades mais usadas de queijos são Gouda, Edam ou o queijo finlandês Leipäjuusto no Kaffeost.

5. Café com grãos de pimenta preta

5

Para o pessoal do Marrocos, café combina super bem com pimenta preta em grãos. A mistura pode levar ainda canela, noz-moscada, cardamomo, cravo, gengibre e outras especiarias típicas

6. Café com ovo

6

Americanos com origem escandinava, não raro, comam café um ovo inteiro ( até com casca). Essa é uma tentativa bem particular de ter um café expresso menos ácido e menos amargo. No Vietnã, além do ovo, essa mistura pode levar ainda leite condensado e café vietnamita fresco.

7. Café cítrico, com limão

7

Um costume italiano, também usual em São Paulo, é o expresso com casca de limão ou suco. A mistura cítrica é usada como remédio contra enxaqueca, além de também adoçar o café mal torrado.

8. Kopi Gu You - café com manteiga

8

No sudoeste da Ásia e em Singapura é comum colocar manteiga no café quente. Para eles, essa é uma forma de conseguir um aroma agradável e uma textura mais encorpada.

9. Café do esterco de elefante

9

Na Tailândia os elefantes são as grandes estrelas na hora de falar sobre café de qualidade Isso porque esses animais também não são capazes de digerir o café, assim os grãos ficam misturados à dieta vegetariana do elefante e são expelidos intactos.

A grande atração, na verdade, é que a proteína dos grãos, que traz o amargor do café, é
decomposta nesse processo. O resultado é uma bebida super rara e suave. Essa é considerada a forma mais cara do mundo de se tornar café.

Próxima Matéria
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+