Dinheiro é algo que todo mundo gosta e quer, quanto mais melhor. Sim. Se tem um ditado que é verdade é aquele que diz: Dinheiro não traz felicidade, mas pode comprar. Bem, pelo menos em muitas ocasiões. Claro que saúde e paz de espírito é sempre mais importante, mas o que é que custa ter um pouquinho mais de dinheiro na conta? Com o tempo a gente aprende a lidar com dinheiro, ou não.

Pois é, tem muita gente que não faz ideia de como lidar com ele e acaba fazendo muita besteira por aí, ficando endividado até o pescoço. E com o que essas pessoas gastam seu dinheiro? Precisamos lembrar que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter.

Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem. Por isso, nós aqui da redação da Fatos Desconhecidos nos perguntamos: Como diferentes gerações gastam seu dinheiro? Pense bem, se você tivesse 100 reais agora, o que faria com eles? Compraria algo supérfluo? Pagaria um dívida? Guardaria, para juntar mais e fazer uma viagem?

Já sabemos que sua resposta vai depende do dia e como você está se sentindo, mas um dos indicadores mais eficazes de como as pessoas gastam seu dinheiro extra de acordo com sua idade. De acordo com uma pesquisa, chamada American Lifestyles - US - April 2016, estudou as finanças da geração Y (anos 80 a meados de 90), geração X (anos 60 a 70) e geração Baby Boomers (anos 40 a 50) e chegou a seguinte conclusão:

Baby Boomers (52 a 70 anos)

Publicidade
continue a leitura

1 - Almoço/Jantar em restaurantes.
2 - Pagamento de dívidas.
3 - Viagens (3 dias +)

Geração X (40 a 51 anos)

1 - Almoço/Jantar em restaurantes.

Publicidade
continue a leitura
2 - Pagamento de dívidas.
3 - Presentes para a família.

Geração Y (18 a 39 anos)

1 - Almoço/Jantar em restaurantes.

Publicidade
continue a leitura
2 - Entretenimento.
3 - Pagamento de dívidas.

Como podemos perceber, independente da idade, em primeiro lugar temos as refeições fora, e depois os padrões se divergem. Tanto os Baby Boomers quanto a Geração X concordam que depois de se ter uma boa refeição é importantíssimo pagar as contas, já a geração Y acha que o ideal é sair/se divertir.

O modo que as gerações gastam dinheiro são muito diferentes. De acordo com uma pesquisa sobre consumo da TD Bank, a geração milenar (Y) gasta 22% a menos com cartões de crédito do que o consumidor médio.

E vocês pessoal, como gastam seu dinheiro extra (quando tem, claro!)? Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Publicado em: 08/02/17 06h19