Como é considerada uma vida sexual “normal” segundo a ciência?
Tempo de leitura:4 Minutos, 21 Segundos

Como é considerada uma vida sexual “normal” segundo a ciência?

Toda pessoa em idade adulta, chega a um certo momento da vida que já deve ter se perguntado se tem uma vida sexual normal, se está dentro dos padrões do que se considera normalidade, e está é uma preocupação comum entre várias pessoas. A psiquiatra Carmita Abdo coordenou uma pesquisa patrocinada por um laboratório americano sobre a sexualidade brasileira, para o Projeto de Sexualidade do Hospital das Clínicas de São Paulo. Foram entrevistados três mil homens e mulheres com idade entre 17 e 70 anos, de todas as classes sociais. Será que você tem? Cientistas descobrem evidência genética da homossexualidade

Na pesquisa, descobriu-se que a média de relações do brasileiro é de três vezes por semana. Ou seja, um homem brasileiro com 60 anos, que tenha relações sexuais todos os dias, pode ser considerado “anormal”, levando em conta os padrões estatísticos sobre a sexualidade. Porém, esse homem de 60 anos não é considerado doente, pois nem sempre o que não é normal não é saudável. Se uma pessoa faz sexo uma vez por semana ou uma vez por mês e se sente bem e satisfeita, não existe qualquer problema. Podemos dizer que o que não é normal é o que causa transtorno, frustração e sofrimento patológico.

003

Mas afinal, o que é uma vida sexua, normal?

Pesquisas recentes do Programa de Estudos em Sexualidade (ProSex), em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), mostraram que cerca de 8% das mulheres e 2,5 dos homens são assexuais, ou seja, não sentem necessidade de fazer sexo. De acordo com o Jornal de Psicologia e Sexualidade dos Estados Unidos, cerca de 3% dos homens e mulheres também não sentem desejo sexual. Já leu nossa matéria com os 8 motivos que fazem uma mulher perder o desejo sexual?

De acordo com pesquisas da publicação dos Indicadores Sociais e Arquivos do Comportamento Sexual, dos Estados Unidos, a maior parte das pessoas faz sexo de 1 a 3 vezes por semana (40%). Cerca de 28% mantêm relações de 1 a 2 vezes por mês, 11% faz uma vez por semana e 18% já ficaram 1 ano sem sexo. Segundo a pesquisa Mosaico Brasil, a média dos brasileiros (entre 18 e 70 anos) é de 3 relações sexuais por semana.

Qual tipo de sexo as pessoas mais fazem e quanto tempo dura?

002

Outra pesquisa realizada nos Estados Unidos, com 2 mil voluntários de 18 a 59 anos, perguntaram que tipo de penetração eles experimentaram na última vez em que fizeram sexo. A penetração vaginal foi a preferida de 86% das mulheres e 80% dos homens. Dentre os entrevistados, 67% das mulheres e 80% dos homens disseram ter feito sexo oral, enquanto o sexo anal foi praticado por 3,5% das mulheres e 9% dos homens.

Segundo uma pesquisa online realizada no Canadá e nos Estados Unidos, apesar das mulheres homossexuais relatarem fazer sexo com menos frequência que homens gays ou casais heterossexuais, podemos aqui retratar um caso onde “menos é mais”. Elas relatam que suas relações sexuais duram de 30 a 45 minutos, enquanto casais heterossexuais ou de homens homossexuais costumam ter relações entre 15 a 30 minutos.

As vezes nós pensamos que a maioria das relações sexuais casuais envolvem pessoas que acabamos de conhecer. Mas na verdade, o sexo ocorre em vários tons de informalidade, e ao menos nos EUA, o “ficar” com alguém desconhecido é algo raro, conforme mostra uma pesquisa recente da Universidade de Indiana: 53% dos entrevistados declararam ter relações sexuais com seus próprios parceiros de longa data, 24% com “ficantes”, 12% com “amigos”, 9% com alguém que se acaba de conhecer e 2% com garotos ou garotas de programa.

Apesar da estatística ser ligeiramente diferente no caso de adolescentes e jovens de 20 a 30 anos, os números em geral não mudam em relação a pessoas com até 60 anos de idade.

2

E agora uma duvida que muitas pessoas tem, é normal fingir orgasmo? Bom, o que as pessoas dizem é que apenas as mulheres conseguem fingir a chegada ao clímax. Mas um estudo da Universidade de Kansas revelou que um número relativamente alto de homens, 1 em cada 4, já simulou orgasmos em algum momento das atividades sexuais, enquanto metade das mulheres confessam já ter feito isso. Assim como as mulheres, os homens também declaram que o principal motivo para ter essa atitude é não magoar o parceiro.

O que concluímos com nossa matéria é o seguinte, os brasileiros tem em média 3 relações sexuais por semana, mas o certo é fazer quantas vezes te deixar satisfeito, não existe um padrão para isso, e ainda existem aquelas pessoas que não sentem vontade de fazer sexo. O sexo mais praticado no mundo realmente é o vaginal, mas as pessoas que gostam de sexo oral e anal estão nas estatísticas. A duração de uma relação sexual hétero e homossexual entre homens dura de 15 a 30 minutos, as de mulheres homossexuais de 30 a 45 minutos, mesmo elas tendo relações sexuais com menos frequência. E diferente do que todos nós imaginamos, 1 em cada 4 homens fingem orgasmos, provando que não são só as mulheres tem essa prática.

E aí caros leitores, suas relações sexuais estão “normais” ou não? Comentem!

Continue in browser
To install tap Add to Home Screen
Add to Home Screen
Fatos Desconhecidos
Adicione o atalho da Fatos na sua home
Install
See this post in...
Fatos Desconhecidos
Chrome
Add Fatos Desconhecidos to Home Screen
Close

For an optimized experience on mobile, add Fatos Desconhecidos shortcut to your mobile device's home screen

1) Press the share button on your browser's menu bar
2) Press 'Add to Home Screen'.