Curiosidades

Como surgiu o termo primeira-dama

0

A expressão “primeira-fama” é usada para se referir às esposas dos governantes, mas esse termo não existe há muito tempo. “Primeira-dama” se popularizou somente no governo do presidente estadunidense Rutherford B. Hayes (1877-1881).  Ele era usado para se refrir à sua mulher, Lucy Webb Hayes, que foi considerada a mais carismática primeira-dama estadunidense do século 19.

No entanto, apesar de não haver registros concretos, acredita-se também que o termo primeira-dama foi usado, inicialmente, para se referir a Martha Washington, naturalmente. Isso porque ela foi, literalmente, a “primeira-dama” dos Estados Unidos, esposa do primeiro presidente, George Washington.

Antes da primeira-dama

Os primeiros usos do termo foram aplicados retroativamente aos cônjuges que ocuparam o cargo no passado. Isso porque não havia um título definido usado para se referir a essas mulheres enquanto seus maridos serviam. Martha Washington, por exemplo, era conhecida pela simples senhora honorífica durante o mandato de seu marido como presidente.

Dessa forma, “dama” chama de volta à era feudal, quando essa palavra era usada como um título de nobreza – ou alguém que era paralelo a um senhor ou à esposa de alguém com o título de senhor. Outros títulos encontrados na mídia da época incluíam “Sra. Presidente” e “Esposa do Presidente”.

A frase primeira-dama já havia sido estabelecida em arenas não políticas para uma mulher de destaque em seu campo, ou uma posição de alto escalão.

Mulher do presidente

emmanuel macron e primeira-dama brigitte macron

Presidente da França Emmanuel Macron e primeira-dama Brigitte Macron/WOLFGANG RATTAY/FILE PHOTO/REUTERS

Não está claro quando a frase se estabeleceu em seu significado particular aplicado a um cônjuge presidencial. O presidente Zachary Taylor supostamente usou a primeira-dama em um elogio a Dolley Madison, a esposa do presidente James Madison, em 1849, mas nenhum texto de seu discurso existe para confirmar isso.

O Oxford English Dictionary cita um escritor chamado L. H. Sigourney escrevendo em um livro de presentes chamado The Token and Atlantic Souvenir em 1838. Sigourney usou a frase primeira-dama da nação para descrever Martha Washington assim:

“A primeira-dama da nação ainda conservava os hábitos do início da vida… O presidente e ela frequentavam os cultos públicos com regularidade.”

Dois anos antes, no entanto, após a eleição de Martin Van Buren para a presidência, New Bedford (Mass.) Mercury usou a frase “primeira dama da República” em uma aparente referência à “esposa do vice-presidente do Sr.” (Não está claro a quem isso se refere, já que a esposa de Richard Mentor Johnson, sua ex-escrava, já havia falecido).

A primeira mulher a receber regularmente o título de primeira-dama durante o tempo em que realmente serviu no cargo foi Harriet Lane, que não era esposa do presidente James Buchanan (pois ele era solteiro), mas sua sobrinha. Lane desempenhava muitos dos deveres de saudação pública, hospedagem e aparência que até então eram desempenhados por esposas presidenciais.

Segunda-mulher

À medida que a primeira-dama se tornou o termo comum, outros termos comparáveis ​​seguiram a extensão natural. Nos últimos anos, o rótulo segunda-mulher foi aplicado à esposa do vice-presidente dos Estados Unidos; ele é usado, por exemplo, no identificador do Twitter de Karen Pence.

A Primeira Família passou a servir como o nome coletivo para o presidente junto com seu cônjuge e filhos (embora mais tipicamente quando os filhos são menores e moram na Casa Branca). No caso de os EUA elegerem um presidente cujo cônjuge fosse um homem, o termo provavelmente preferido para essa pessoa seria Primeiro Cavalheiro.

A primeira-dama também pode ser usada para a esposa ou parceira de um executivo de cargo inferior, como um governador de estado. Primeiro Cavalheiro também vê o uso como parceiro masculino dessa pessoa.

A primeira-dama vê algum uso nas publicações estadunidenses para a esposa ou parceira ou chefe de estado de outro país, embora nem todos os países usem esse termo entre suas próprias lideranças.

Fonte: Aventuras na História

Casal inglês encontra moedas que valem milhões durante reforma em casa

Artigo anterior

Urbanismo feminista, a ideia de uma cidade igualitária

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido