• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Como é fabricada a Coca-Cola?

POR Júlia Marreto    EM Curiosidades      26/01/17 às 14h25

A primeira Coca-Cola fabricada em solo brasileiro foi no ano de 1941, quando o então presidente da The Coca-Cola Company, Robert Woodruff, prometeu às Forças Armadas dos Estados Unidos que todos os soldados americanos sempre teriam uma Coca-Cola gelada acessível, para matar a sede, ao preço de 5 cents, independentemente de lucro ou prejuízo para a empresa.

Recife (PE) e Natal (RN), na época, formavam o "Corredor da Vitória", local de parada obrigatória para embarcações e quaisquer outros veículos militares que iam para a Europa, em guerra. Desde então, a empresa ganhou força no país e vem crescendo (e crescendo... e crescendo) desde então. No final da década de 60, já existiam mais de 20 fábricas espalhadas pelo Brasil. Em 1990 começaram a chegar as latinhas de alumínio, assim como as garrafas retornáveis de 1,5L.

Precisamos lembrar que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem.

04

Existem aquelas pessoas que simplesmente amam a coca-cola, mas também existem aquelas que não se satisfazem. De qualquer maneira, é inegável que a marca tem um impacto gigantesco na economia do país, bem como na vida das pessoas. De acordo com o site da Coca-Cola, os ingredientes utilizados na fabricação do refrigerante que leva o mesmo nome da empresa, são: água gaseificada, açúcar, extrato de noz de cola, cafeína, corante caramelo IV, ácido fosfórico e aroma natural.

Como muitos sabem, a coca é uma planta, ela é nativa da Bolívia e do Peru. Seu princípio ativo, analgésico, foi descoberto pelos Incas. A folha dessa planta é usada até hoje, de maneira tradicional, as pessoas a mastigam ao irem para áreas de maiores altitudes, principalmente nos Andes.

03

Essa planta, também, possui vários benefícios para o organismo humano, como: formação de células musculares, prevenção de úlceras e gastrite, além de prevenir o mal estar causado por altitudes. Não apenas, em um determinado período da história, a folha da coca foi descoberta como passível de transformação em droga, a cocaína.

Pois bem, voltando a Coca-Cola, ela possui um dos maiores segredos do mundo, todos já tentaram desvendar a "fórmula secreta" desse refrigerante. A empresa foi fundada em 1892, ou seja, são 125 anos de empresa; fazendo com que alterações em sua fórmula não sejam nada surpreendentes.

02 (2)

O livro "Big Secrets" (Grandes Segredos, em tradução livre), do autor William Poundstone, com primeira edição publicada em 1983, conta segredos de vários produtos, e um deles é a Coca-Cola (página 43). Em sua descrição estão inclusos os seguintes ingredientes: extrato de baunilha, óleos cítricos e flavorizantes de suco de limão.

Durante muito tempo, pessoas acreditavam existir cocaína na fórmula da Coca-Cola, o que não é verdade, pois a cocaína, como dissemos é uma droga com base na folha da coca (planta), o que acontece é que a Coca-Cola usava folhas da coca em sua composição.

01

Durante a infância, quantas vezes você já se perguntou ou quis realmente saber/conhecer a fábrica da Coca-Cola? Será que você era uma daquelas crianças que acreditavam que ela era tipo a "Fantástica Fábrica de Chocolates", do senhor Willy Wonka? Você brincava de ser um "Charlie" passeando e se divertindo entre os Oompa Loompas?

Bem, se não sabia, a fábrica da Coca-Cola se chama "Fábrica da Felicidade", e para os curiosos, aqui temos um vídeo que mostra como ela funciona e como o refrigerante é fabricado. Confira:

{Bônus}

16358912_1280028002078190_427538367_n

A noz de cola é uma semente extraída da planta da que leva o mesmo nome. Muito utilizada em países da África Ocidental e também na Nigéria. Seu consumo muito comum na hospitalidade tradicional, cultural e cerimônias sociais, além de fins medicinais. Seu extrato, ajuda a aliviar fadigas, depressão, melancolias, síndromes da fadiga crônica (SFC), deficiência muscular, atonia, disenteria, perda de peso, entre outras coisas. No caso de bebidas, ela é utilizada como aromatizante. Além disso, a semente possui cafeína, podendo estimular o sistema nervoso central (SNC), coração e músculos.

Então pessoal, o que acharam? Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Próxima Matéria
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+