• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Como é o interior de um submarino?

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      19/11/14 às 19h31

Não se pode ver. Ele é capaz de mergulhar até uma profundidade de mais de 250 metros e ficar submerso por 6 meses. Não se pode ouvi-lo. Ele pode ficar 20 anos sem reabastecer. Ele é uma das armas mais letais já projetadas. Sim, estamos falando do submarino.

Uma verdadeira máquina mortífera, o submarino pode destruir ilhas inteiras e ficar intacto a ataques inimigos. Os submarinos variam muito de tamanho, podem abrigar de 2 pessoas (geralmente utilizados para explorar a superfície marinha por poucas horas), até centenas de soldados como os submarinos nucleares norte americanos da Classe Ohio, os quais permanecem submersos por metade de um ano e carregam mísseis nucleares suficientes para destruir centenas de cidades.

MoS2 Template Master

A palavra submarino era originalmente um adjetivo que significava 'sob o mar'. Submarinista são os tripulantes de um submarino, que geralmente são militares, ou pessoas capacitadas para exercer esta atividade. Mas afinal de contas, você já viu o interior de um submarino?

Submarinos modernos são feitos em forma de charuto. Esta forma também é conhecida como casco de lágrima, e foi inspirada no corpo das baleias. Ela reduz significativamente a velocidade do submarino quando submerso, mas é veloz na superfície.

1. Torre

19

Ela é construída no topo do submarino e acomoda o periscópio (acessório usado para captar imagens acima da água), a torre de eletrônicos, na qual se pode ter o rádio, radar, contra medidas eletrônicas, e outros sistemas. Nos primeiros submarinos a sala de controle, era localizada dentro desta torre, a qual era conhecida como a torre de comando. Desde daquele tempo, contudo, o comando passou a se localizar em dentro do casco do submarino, e a torre é mais comumente chamada de Sail.

2. Ponte

060517-N-6027E-003

 

É uma pequena plataforma aberta localizada no topo da torre usada para observações visuais enquanto se opera na superfície. Ela precisa ter uma plataforma adicional fechada abaixo com janelas e quebra vento para mau tempo.

3. Sala de comando

100308-N-9588L-023

Aqui se concentra as operações do submarino. Seu propósito é fornecer aos operadores informações detalhadas e automáticas e em tempo real sobre as condições elétricas e hidráulicas dos equipamentos e das instalações. Isto possibilita a análise permanente da situação, inclusive em emergências, e facilita a tomada de decisões pelo comandante.

15

4. Cabines

16

Esse é o lugar em que se acomodam os submarinistas

17

5. Armazém de armas

12

Os mísseis são mantidos nesse local em seus tubos de lançamento e atravessam diversas áreas do submarino. Todas as instalações internas são organizadas em torno dos mísseis mantidos no local

6. Cozinha

14

Mas é claro que teria uma cozinha!

7. Sala de Máquinas

13

Às vezes chamada de sala central de equipamentos, a sala de máquinas mantém o submarino funcionando. Nela também se encontram os interruptores que controlam o fluxo de eletricidade e outros dispositivos. O acesso a uma sala de máquinas é restrito. Somente aqueles que são treinados para trabalhar com o equipamento instalado dentro da sala estão autorizados a entrar no recinto em circunstâncias normais.

Próxima Matéria
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+