Como enviar mensagens de celular quando você não possuir cobertura nem internet?

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      20/08/15 às 14h52

Sair de casa sem a bateria do celular completamente carregada ou sem o carregador do aparelho é mais ou menos uma nova forma de sofrimento do ser humano equivalente a sair para encarar a rotina do dia sem roupa, por exemplo.
Você já passou por alguma situação em que a bateria do seu celular já te deixou na mão? Melhor nem falar, não é mesmo. Para você não sofrer mais com ligações para celular ou envio de mensagens de texto que custam quase cinquenta centavos, nós já te ensinamos, aqui na Fatos Desconhecidos, 5 aplicativos para você nunca mais precisar gastar com ligação para telefone (Clique aqui e confira a matéria).

O que fazer quando a bateria acaba e a gente não consegue se comunicar com ninguém? O que fazer quando até o WhatsApp não consegue realizar chamadas, enviar mensagens ou não há sinal? Calma, nós vamos te mostrar a solução!

enviar-sms-cliente-empresa

A BBC Mundo mostrou que é possível enviar mensagens quando não se tem internet nem sinal por meio de 3 alternativas. Confira:

1 - goTenna

gotenna

Esse é um acessório que funciona como uma espécie de "antena". É uma barra de bolso com uma corrente para ser presa à mochila ou ao cinto da sua calça. O goTenna permite se comunicar ponto a ponto criando uma rede rádio de baixa frequência para os sistemas Android ou iOS, possibilitando que as pessoas enviem mensagens a uma distância de até 80 metros.

2 - MeshMe

2015-07-31_18-02-20_meshme

O MeshMe é bastante útil para galera que curte participar de manifestações, como as que têm acontecido no Brasil. Quando a rede estiver congestionada por conta da grande quantidade de pessoas utilizando e, assim gerando sobrecarga, o MeshMe lhe permite comunicação com outros usuários até mesmo quando seu smartphone estiver sendo utilizado em modo "avião", desde que você esteja com a rede wifi ou bluetooth ativadas.

Firechat

firechat

Ele já foi muito utilizado em protestos no Irã e em Taiwan, mas ganhou uma grande popularidade mesmo foi na época das manifestações, em Hong Kong, pró-democracia. Mais de 100 mil pessoas baixaram o aplicativo em menos de 24 horas e se comunicassem sem ter acesso à internet ou mesmo sinal de telefonia. O app funciona mais ou menos em um princípio de dependência e apoio de outros também conectados para que o funcionamento seja perfeito. Os celulares conectados pela wifi permitem que as mensagens enviadas por seus usuários se espalhem em cadeia, passando de um para o outro, atuando como pontos de acesso para os terminais que não estão com a conexão estabelecida.

 

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+