Conheça o estranho lago que pode matar uma pessoa em até uma hora

POR Ultra Curioso    EM Lugares & Construções      20/08/15 às 14h17

Algumas coisas na vida podem ser muito belas e ao mesmo tempo fatais. É o caso de um lindíssimo lago localizado nas montanhas urais da Rússia, chamado Karachay. Não se engane com sua beleza, ele pode ser mortal. Conheça agora o estranho lago que pode matar uma pessoa em até uma hora.

Usado na década de 1950 como local de despejo de resíduos radioativos, o famoso Lago Karachay é hoje considerado o local mais poluído do planeta, com radioatividade suficiente para matar uma pessoa em menos de uma hora.

Conhecido pela população local como o "assassino silencioso", o lago Karachay emite constantemente doses letais de radiação durante os últimos 60 anos. Em meados dos anos 1940, a então União Soviética construiu uma cidade secreta, chamada de Chelyabinsk-40. O objetivo do local era fabricar armas nucleares longe de possíveis espiões inimigos. Em 1948 o primeiro reator foi instalado e ativo, com sua instalação Chelyabinsk-40 (também conhecida como Chelyabinsk-65) trabalhando a pleno vapor, ela passou a converter urânio em plutônio sendo um dos principais fornecedores para criações de bombas.

cwhkupeu6zzu4fbh7boh

Mas havia um grande problema: quando eles construíram as instalações não havia onde despejar os resíduos radioativos adequadamente. Então, eles fizeram o que a maioria das pessoas têm feito, que foi jogar no lago mais próximo, especificamente no rio Techa, que forneceu água para cerca de 39 cidades e aldeias locais.

O ato indiscriminado forçou a saída de milhares de moradores locais, mas após muita pressão dos que não se mudaram, a fábrica encontrou um novo lugar para despejar o seu resíduo nuclear, e o alvo escolhido foi o Lago Karachay.

chelya-1024x537

Pensava-se que o Lago Karachay não tinha ligações com o rio, sendo assim, não havia nenhuma maneira para os resíduos radioativos escaparem. No entanto, mais tarde, o teste revelou que as águas do lago foram definitivamente danificadas. Estima-se que se uma pessoa entrar no lago, ela sofrerá uma morte lenta e dolorosa. Ninguém nunca teve a coragem de entrar lá e testar, e não existem registros de pessoas que tentaram.

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+