Entretenimento

Como era o carnaval no Rio de Janeiro 50 anos atrás?

0

Carnaval é uma das maiores e mais conhecidas festas brasileiras. A festa é mundialmente famosa e acontece todos os anos antes do feriado da Quaresma. O Carnaval no Rio de Janeiro é considerado o maior de todos os eventos – e se tornou o maior carnaval do globo.

O carnaval pode traçar suas raízes de volta aos festivais gregos antigos realizados a cada primavera para honrar Dionísio, o deus do vinho. Os romanos adotaram o festival para homenagear dois dos seus deuses.

Durante o festival romano, escravos e senhores trocavam de roupas e passavam o dia bebendo. A Igreja Católica modificou o festival e o transformou em uma celebração que antecede a quarta-feira de cinzas.

A celebração do carnaval do Rio de Janeiro pode ser rastreada até 1723. O evento veio para o Brasil junto com os imigrantes portugueses que chamavam ele “Entrudo”. Ninguém, nem mesmo a realeza, ficava de fora. O Entrudo acabou sendo banido porque as autoridades não gostavam de ver tanta gente perder o controle.

Em meados do século 19, José Nogueira de Azevedo foi um sapateiro que marchava pelas ruas na época do Carnaval tocando tambor, pandeiro e apito. Ele chamava as pessoas para participar de sua marcha e acabou tornando a tradição popular.

Em 1855 os aristocratas aderiram ao movimento. Cerca de 80 membros da classe alta, incluindo o imperador, usavam máscaras e trajes elaborados para desfilar pela cidade tomada pela música. Em 1870, personagens fictícios foram introduzidos nas festividades.

Estas fotos históricas do Carnaval, em 1953 provam que o Rio de Janeiro sempre soube como fazer uma festa como nenhuma outra. Prepare-se para ser transportado ao longo do tempo.

51 Carnival in Rio de Janeiro Carnival in Rio de Janeiro Carnival in Rio de Janeiro 42 Carnival in Rio de Janeiro Carnival in Rio de Janeiro Carnival in Rio de Janeiro Carnival in Rio de Janeiro Carnival in Rio de Janeiro Carnival in Rio de Janeiro

10 erros em “Os Simpsons” que você nunca notou

Artigo anterior

6 vezes que apresentadores de TV acabaram xingando palavrões

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido