Ciência e Tecnologia

Como está atualmente o primeiro bebê de proveta brasileiro? Como é a sua vida?

0

Ter um bebê é o sonho de muitos casais que se amam e desejam constituir uma família ou para realizar o sonho de se tornar um pai ou uma mãe.

Mas nem sempre é possível para algumas pessoas conseguirem ter filhos, por meio de uma relação sexual comum. E em maioria dos casos, elas solicitam ajuda médica e acaba recorrendo do método do bebê de proveta.

O bebê de proveta é uma geração de uma vida por meio de uma inseminação artificial ou a famosa fertilização in vitro. O termo “proveta” é chamado assim porque o processo é feito em laboratório.

E você sabia que o Brasil já teve uma experiência de sucesso com um bebê de proveta? Quem será ele e como está sua vida atualmente? Será que ele vive bem, sem nenhum tipo de problema de saúde?

1417669999131
Anna Paula Caldeira é o nome do primeiro bebê de proveta criado em laboratório, em outubro de 1984, pelo médico Milton Nakamura.

O aniversário de 30 anos da moça pode ser só mais um ano de vida, mas significa uma data representativa para a ciência. Atualmente, a moça já é nutricionista e atua na área cuidando da alimentação de seus pacientes.

A moça nasceu em São José dos Pinhais(PR), mas hoje reside em Joinville (SC). Ela foi a primeira criança nascida na América Latina.

Na época, a mãe de Anna Paula havia feito uma cirurgia de ligadura de trompas uterinas e, por este motivo, não seria mais possível ela ter filhos. Daí então, ela procurou a equipe do médico Milton Nakamura que na época testava a técnica.

O avanço na técnica de fertilização in vitro

imagem_fertilizacao_in_vitro_classica_icsi_clinica_genesis

Quem foi o responsável por trazer a fertilização in vitro para o Brasil foi o australiano Alan Trounson, que fez o nascimento de Zoe Leyland meses antes(março) da técnica ser feita com Anna Paula. O caso foi mantido em sigilo por conta do medo dos médicos de ocorrer um insucesso.

Em entrevista ao site OGlobo, Paulo Gallo, Diretor-médico do Vida-Centro de Fertilidade da Rede D’Or, explica que naquela época, para se conseguir os óvulos, era necessário que a paciente passasse por uma internação para que o abdome fosse aberto e só assim os óvulos fossem retirados.

Atualmente, o processo acontece por meio de uma aspiração feita com uma agulha via vaginal. O procedimento dura 10 minutos. O embriologista vai escolher quais células são melhores e só então começar o processo de indução de fecundação do embrião.

Você já ouviu falar do método do bebê de proveta? Mande seu comentário para gente!

7 rituais assustadores espalhados pelo mundo e que vão te dar pesadelos

Artigo anterior

10 erros em “The Big Bang Theory” que nem os mais nerds perceberam

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido