Colocar o fim no choro de uma criança pode ser uma verdadeira missão impossível para quem não está acostumado a lidar com os pequenos. Na verdade, às vezes o choro é tão misterioso que nem mesmo o maior especialista pode entender o que está acontecendo para motivar todo aquele chororô.
Ainda que existam as mais variadas estratégias que as pessoas encontram nos conselhos de mãe, tentativa e erro ou dicas de profissionais, nem sempre elas funcionam para todo mundo. Porém, uma jornalista mãe de duas crianças diz ter encontrado uma solução infalível.
Fabiana Santos é uma jornalista nascida em Brasília que mora em Washington DC, nos Estados Unidos. Mãe de um garoto de 11 anos e uma menina 5, ela é uma das autoras do blog Tudo Sobre Minha Mãe, onde compartilhou a experiência que viveu com a garota mais nova.
Primeiros passos
Em seu post, Fabiana relata que a menina estava muito ansiosa antes de entrar na fase de alfabetização na escola. Com o tempo, a ansiedade se refletiu em comportamentos dentro de casa, onde ela acabou fazendo dramas exagerados pelos problemas mais simples, até uma psicóloga foi consultada para ajudar com caso.
Foi aí que a mulher aprendeu que era preciso fazer com que a criança se sentisse respeitada dentro do relacionamento, ou seja, a filha precisava sentir que os próprios sentimentos eram valorizados. Se a criança estava chorando, ela precisava entender a situação que motivou o choro, para lidar com isso.
Dessa forma, quando uma criança começa a chorar, independente de qual é o motivo, é importante propor um diálogo, considerando as opiniões o pensamento que podem ter levado a isso.
A pergunta
A resposta para a situação, na verdade aparece na forma de uma pergunta. Dentre as várias dicas que a psicóloga Sally Neuberger deu para Fabiana, estava esta simples questão:
“Isto é um problema grande, um problema médio ou um problema pequeno?”
De acordo com Fabiana, a pergunta funcionou como uma forma de mágica dentro da resolução dos problemas em casa. Sempre que a filha Alice começava a chorar, ela trazia a pergunta e a própria criança conseguia pensar na situação.
Isso fez com que a criança percebesse que problemas pequenos podiam ser resolvidos com facilidades, enquanto os grandes precisam de mais atenção. A partir daí, ela conseguiu ver que nem tudo realmente acontece como a gente quer, e pode ser preciso esperar desdobramentos ou acontecimentos externos para ver as respostas e soluções de alguns casos.
Fabiana cita um simples exemplo de uma situação em que a filha começou a chorar pois queria vestir uma calça que estava lavando. Imediatamente após a pergunta, a menina percebeu que o problema era pequeno demais e podia ser resolvido com a simples escolha de uma nova calça.
Além de acabar com o choro, a mãe encontrou uma forma de mostrar para a filha que suas lágrimas estavam sendo percebidos, ao mesmo tempo em que a criança consegue fazer a distinção dos tipos de problemas que tem na vida.
Gostou da decisão? Que outras estratégias você conhece para parar o choro de crianças? Conte para a gente!
Comentários