Para alguns isso pode ser bem difícil de se acreditar mas uma pesquisa recente feita na Universidade de Columbia mostrou que existe sim uma relação entre a sua saúde e o mês em que você nasceu. Não estamos falando de nada celestial ou sobrenatural e tudo isso pode ser explicado pela ciência. Acontece que o período em que você nasceu irá influenciar na quantidade de luz que o feto recebe enquanto está se desenvolvente e , consequentemente, na quantidade de dopamina e serotonina.
A alteração desses hormônios pode interferir, além da personalidade da pessoa, em questões sérias como a sua saúde. O impacto que ele gera em sua saúde pode fazer com que você esteja mais predisposto a desenvolver determinadas doenças do que outras pessoas e um software foi criado para que se pudesse fazer essa análise. Depois de se entender melhor os dados adquiridos foi possível algumas doenças crônicas relacionadas com o mês de nascimento de cada um.
O estudo foi realizado pela Universidade relacionando 1.688 doenças com as datas de nascimento e questões médicas de 1,7 milhão de voluntários. Com isso foi possível dividir os períodos em que determinadas doenças são mais frequentes e até mesmo quais os meses com mais risco de doença e os com menos. Outubro e Novembro representam os meses com maiores riscos enquanto Maio e Julho os com menores problemas. A seguir o efeito de cada mês em sua saúde.
Os nascidos nesse mês são pessoas mais calmas e menos estressadas do que as demais. Apesar desse ponto positivo, elas estão mais propensas a enfrentar problemas com a depressão. Os homens desse mês sofrem mais com úlceras gástricas, constipação e dores lombares. Enquanto isso as mulheres tem mais problemas com enxaqueca, ataques cardíacos e uma menopausa difícil.
Uma grande preocupação para ambos os sexos do mês de fevereiro devem ser relacionados com a osteoporose e problemas com a tireoide. Além disso os homens ainda devem ficar atentos com doenças cardíacas e as mulheres com coágulos sanguíneos.
Um forte ponto dos nascidos neste mês e nos dois próximos é o forte otimismo. Porém distúrbios de humor são bem frequentes. As mulheres de março tendem a sofrer com artrite, reumatismo e constipações. Já os homens com doenças cardíacas, respiratórias (como a asma) e de catarata.
Em geral o mês carrega para os seus aniversariantes maiores problemas com a osteoporose. Individualmente ele ainda reserva para as mulheres uma propensão a desenvolver tumores e bronquite. Enquanto os homens tem forte tendência a asma e problemas de tireoide.
Dentre os meses com menores problemas, os nascidos em maio tendências mais divididas entre os sexos. Mulheres desse mês podem desenvolver alergias crônicas, constipações e osteoporose. Os homens, por outro lado, podem sofrer com diabetes, asma e depressão.
Um dos problemas mentais que mais podem vir a afetar os nascidos desse mês estão relacionados a transtornos bipolares. Além disso, fisicamente, eles também tem com o que se preocupar. Homens de junho podem desenvolver doenças cardíacas, bronquites crônicas e catarata. As mulheres desse mês podem sofrer com incontinências, artrite e reumatismo.
Assim como o mês de maio, julho tem uma menor taxa de problemas, porém compartilha preocupações com tumores e asma. Homens podem vir a desenvolver doenças como artrite. Enquanto isso as mulheres tem uma maior tendência a adquirir dores crônicas no pescoço.
De forma bem separada, os homens podem ter problemas com asma, osteoporose e na tireoide. Já as mulheres do mês podem ter artrite, reumatismo e até mesmo problemas de coagulação.
O mês de setembro dispõe das pessoas com maior facilidade para se irritar. Elas costumam ser mal humoradas e frequentemente desenvolvem depressão. Todos os nascidos desse período tem de se preocupar com osteoporose e problemas de tireoide. Para os homens é bom uma atenção maior com a asma e as mulheres com possíveis tumores.
Uma das maiores taxas para se desenvolver os problemas se encontra nesse mês. Os homens nascidos em outubro devem estar atentos a problemas de tireoide e enxaquecas. Enquanto isso as mulheres mantem sua preocupação em seus altos níveis de colesterol e possível anemia. Sem falar que a osteoporose pode vir a atacar ambos os sexos.
Outro dos meses com um auto número de problemas é o mês de novembro. Se você é um homem nascido nesse período então a tireoide, doenças de pele e cardíacas devem ser uma preocupação. Agora se você é uma mulher é bom estar atenta a constipações, varizes e infartos.
O último mês do ano não fica para trás nos possíveis problemas. Doenças cardíacas, catarata e depressão são perigos enfrentados pelos homens de dezembro. Enquanto a trombose, a bronquite crônica e a asma devem ser preocupações das mulheres do mês.
E então, você tem algum dos problemas designados para o mês em que nasceu? Acha que essas questões realmente podem influenciar a sua saúde? Comenta aí a sua opinião!