Como será que é feito o vidro? Você vai adorar ver isso!

POR Eduardo Coelho    EM Curiosidades      13/08/15 às 18h28

Você sabia que o vidro, é esse mesmo que tá aí nas garrafas da brejinha gelada que tu toma aos finais de semana, são feitos primordialmente com areia?

AHÁ! Viu que já chegamos dando uma voadeira mental nas suas concepções para introduzir a matéria, né? Pois é, resolvemos dessa vez ir diretamente ao assunto, pois a pauta é de cunho instrutivo, e que temos certeza de que é uma dúvida bem comum vários de nós.

Mas como será que o vidro é de fato produzido? Como será que ele sai do estado esfarelado em forma de areia, pra se tornar aquela estrutura sólida e consistente pertinente ao vidro?

Confira conosco logo abaixo a explicação desse sisteminha aí?

maxresdefault

Antes de irmos para a parte da fabricação, já tenha a ciência de que o vidro é composto em 68% de areia condensada, residente em lagos, rios, ou redutos profundos de água, 15% de cálcio e 15% de sódio além de 2% restantes em compostos químicos que enalteçam a rigidez do produto final.

como-e-feito-o-vidro

Ao colocar os ingredientes em uma fornalha industrial, os materiais devem ao serem misturados e aquecidos, atingirem uma temperatura de em torno de 1500 ºC.

Isso dará origem a uma substância 'meio termo' entre o sólido e o líquido, algo bem pastoso, que é inserida em estruturas metálicas que moldarão a 'massa'.

i252836

Após isso, com o resfriamento do material, para algo em torno de 500º C de temperatura, é inserido uma espécie de canudo que irá moldar o líquido pastoso de modo que ele esteja preparado para adentrar na moldura desejada para se obter os contornos do produto final.

 

Conforme vai sendo moldada, a estrutura pegajosa, vai se esfriando e se solidificando, até que se torna o vidro que conhecemos, da garrafa de refrigerante, da xícara da casa da vovó, e das janelas de casa. Tudo dependendo, é claro, do que se coloca para obter a forma que se deseja.

Esperamos que vocês tenham curtido. Até mais!

gif4

 

Eduardo Coelho
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+