Ciência e TecnologiaCuriosidadesNatureza

Como seria a Terra se os Dinossauros ainda existissem?

0

Bem, pra começar, você tem que saber que há muitos cenários para se considerar a respeito disso. Nós basicamente só existimos porque os Dinossauros foram extintos, então tentar imaginá-los no nosso mundo requer uma grande quantidade de hipóteses. Mas vamos lá.

Primeiramente, você teria que desconstruir a imagem que Jurassic Park deixou na sua mente. Ainda que seja um dos melhores filmes já feito, Jurassic Park (e toda a franquia) mostram Dinossauros de forma diferente do que realmente eram. pra começar: eles tinham penas. Recentemente os cientistas confirmaram essa hipótese com alguns fósseis, que continham vestígios das penas dos Dinossauros. Porém, já que as ilustrações mostram os dinossauros no estilo Hollywoodiano, vamos deixar essa passar.

Há alguns cenários a se pensar agora. Vamos exibir cada um deles, e deixar você decidir em qual gostaria de viver.

Dino Sapiens

O primeiro deles é: NOSSA extinção. Se os dinossauros não tivessem sido extintos, eles ainda seriam os seres dominantes no nosso planeta. Nós mamíferos não conseguiríamos ter nos desenvolvidos. Nossos ancestrais se quer evoluiriam para seres primatas, que depois de milhares de anos deu origem aos primeiros seres Humanos. Com isso, provavelmente os próprios dinossauros seriam quem evoluiria para uma raça com um intelecto superior. É difícil imaginar um dinossauro começando a falar, mas talvez o sistema de linguagem deles fosse diferente do nosso. Talvez sons, grunhidos, rugidos, cada um com suas particularidades, possibilitaria um diálogo entre eles.

Além disso, as raças de tamanho médio seriam as mais desenvolvidas. Mesmo com um bom desenvolvimento, seria difícil para um Dinossauro de dezenas de metros e muitas toneladas se alimentar diariamente. Com isso, as espécies menores prosperariam, ou as maiores evoluiriam para um tamanho diminuto.

Ao contrário dos humanos, que são onívoros, os Dinossauros eram basicamente ou herbívoros ou carnívoros. Com isso, provavelmente os Dinos Herbívoros encontrariam um modo de desenvolver a agricultura e produzir seu alimento. Enquanto isso, de forma semelhante, os Carnívoros iriam talvez desistir da caça e começar a desenvolver a pecuária, criando grandes rebanhos de animais herbívoros (incluindo nossos ancestrais).

E assim uma Sociedade inteiramente constituída de Dinossauros iria reinar na Terra.

Humanos de Estimação

Outro cenário: os humanos iriam surgir, mediante ao desenvolvimento de seus ancestrais. Talvez em algum lugar remoto, como uma Ilha. Até os dinossauros conseguirem desenvolver técnicas de exploração marítima, poderíamos ter povoado todo um continente ou grande Ilha. Os dinossauros iriam nos encontrar, e se não decidissem usar os humanos como novo aperitivo, iríamos ser seus novos animais se estimação. Eles talvez nos criariam como criamos os cavalos ou os cachorros. Iríamos realizar trabalhos domésticos, cuidar das lavouras, ajudar a pastorar o gado, fazer a comida, etc. Como pagamento, não seríamos comidos. Seria, talvez, um trabalho escravo, isso se os dinossauros evoluíssem a ponto de conceber tal estilo de trabalho, como nós fizemos. Mas com certeza estaríamos em uma posição desfavorável em relação aos Dinos.

Agora, caso nossa evolução ocorresse paralelamente ao desenvolvimento dos Dinossauros, nosso corpo evoluiria de maneira diferente, para tentar combater os dinos. Seríamos, talvez, maiores, mais fortes, com membros mais longos e poderosos, com garras e dentes fortes, etc. Ainda assim, mesmo que tivéssemos uma pequena chance de combater os dinos, eles já teriam um desenvolvimento biológico superior ao nosso, e nos venceriam sem problemas.

Dinossauros de Estimação

Agora o cenário que você imaginou: os seres humanos conseguiriam, de alguma forma, dominar os dinossauros. Talvez os dinossauros não evoluíssem intelectualmente, e com isso, dependendo apenas da força bruta, os humanos conseguiriam se unir e usar nosso cérebro para superar os dinos. Com isso, toda a concepção de sociedade que você tem hoje iria mudar. Iriamos, primeiro, erradicar a maioria dos dinossauros carnívoros e grandes, pois seriam os mais ameaçadores para a nossa espécie. Sem T-Rex nesse mundo. Talvez os raros fossem apenas objetos de entretenimento, raridades, à beira da extinção.

Usaríamos principalmente os Dinossauros herbívoros para nos auxiliar nos trabalhos e tarefas. Tricerátopes seriam usados para arar a terra, como transporte de cargas e passageiros, etc. Os Braquiossauros seriam usados para nos ajudar a derrubar árvores, alcançar frutas e alimentos em grandes alturas, atravessar obstáculos de terrenos, etc.

Os carnívoros também teriam sua função. Usaríamos as raças carnívoras menores para nossa defesa. Eles seriam como cachorros, nos protegendo de ataques de predadores ou invasores. Usaríamos talvez os mais velozes como locomoção, para andar grandes distâncias, como os cavalos.

Lembre-se que toda a concepção de sociedade mudaria. Provavelmente a sociedade que tivesse mais dinossauros em sua posse viria a se tornar a potência global. Isso provavelmente exclui grande parte da Europa, Rússia e Estados Unidos, já que são regiões onde o clima é mais frio, e os Dinossauros tinham um organismo que precisavam de calor e sol para se aquecerem. Portanto, a alguma potência Africana, ou até mesmo Indiana, iria ser a maior no mundo. Já que a Europa não teria tanta força para expandir sua cultura, a Índia, por exemplo, iria conquistar mais territórias e espalhar seus costumes e crenças pelo mundo.

Além disso, obviamente, não existiriam galinhas, e provavelmente não teríamos tanto gado. Nossa principal fonte de carne seriam os próprios Dinossauros.

E ai, leitor, o que achou? Gostaria de viver em um mundo cheio de Dinossauros? Deixa pra gente nos comentários (:

16 perrengues que as pessoas com menos de 15 anos nunca saberão o que é

Artigo anterior

É assim que funcionam as máquinas de vendas automáticas

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido