Curiosidades

Confira como estão os cantores do ABBA atualmente

0

ABBA foi um grande fenômeno pop dos anos 70. O grupo era integrado por Benny Andersson, Anni-Frid “Frida” Lyngstad, Björn Ulvaeus e Agnetha Fältskog. O nome “ABBA” foi formado pelas primeiras letras de cada membro (Agnetha, Björn, Benny, Anni-Frid).

A história da banda começou em Estocolmo em 1972. A fama internacional veio na edição de 1974 do Festival Eurovisão da Canção. Desde então, o ABBA ganhou popularidade empregando ritmos cativantes em suas canções, com letras simples e um som único, caracterizado pela harmonia das vozes femininas e da técnica wall of sound, efeito criado pelo produtor musical Phil Spector.

Björn e Agnetha casaram-se meses antes da formação do quarteto, enquanto Benny e Frida casaram-se apenas em 1978; os quatro lidaram com obrigações artísticas ao mesmo tempo que se ocupavam com as suas novas famílias. As suas gravações tiveram um impacto comercial, fato que levou o grupo a tornar-se o mais bem sucedido da gravadora Universal Music Group, e ser a banda que mais vendeu discos nos anos 1970. Anos depois, ambos casais se separaram.

Atualmente, o ABBA é considerado um dos grupos de maior sucesso do mundo, com vendas estimadas entre 180 e 400 milhões em todo o mundo. Suas canções foram interpretadas por vários artistas, além de serem a base do musical Mamma Mia!. O grupo é um ícone no seu país de origem, bem como uma figura importante na expansão da europop. Sua popularidade abriu as portas para outros grupos do mesmo gênero, fato que culminou na entrada do grupo para o Rock and Roll Hall of Fame.

O Ultra Curioso mostra para você agora o que aconteceu com os integrantes do famoso grupo. Confira:

Anni-Frid Synni Lyngstad (Frida)

10

Frida seguiu com a carreira musical. Em 2013, ela ajudou a organizar a abertura do museu ABBA em Estocolmo. Segundo ela, o objetivo da abertura do museu era “deixar o ABBA descansar de uma vez por todas”. Em 2015, Frida lançou o single “1895”. A cantora está com 69 anos de idade e lançou 5 álbuns solo durante sua carreira musical.

Göran Bror Benny Anderson (Benny)

11

Após o término do ABBA, Björn e Benny continuaram a parceria de décadas. Começaram a escrever em 1983 o musical Chess, juntamente com o letrista Tim Rice (Jesus Cristo Superstar, Cats, Evita, etc). Um álbum foi lançado em meados de 1984 e em maio de 1986 o musical estréia no teatro West End, de Londres.

Foi um grande sucesso na Europa, mas quando apresentado nos Estados Unidos, foi praticamente ignorado, realizando uma temporada curta na Broadway. De qualquer forma, o musical acabou deixando nas paradas de mundo inteiro o hit “One Night In Bangkok”, cantando por Murray Head.

Atualmente Benny Andersson realiza pequenas apresentações com sua orquestra e/ou com seus amigos flautistas do Orsa Spelman. Mora em Estocolmo, com sua esposa Mona, e sempre que pode, participa das estreias do musical que ajudou a produzir: o Mama Mia!. O cantor e produtor está com 68 anos e lançou 8 álbuns e 3 musicais.

Björn Ulvaeus

12

Björn e Benny se dedicaram à composição de musicais, como Chess, Kristina från Duvemåla e Mamma Mia!, sucessos de público e crítica. Björn se casou novamente em 1980, tendo mais duas filhas. Atualmente vive em Estocolmo, gerenciando as apresentações de seus musicais. Ele aparece em uma pequena ponta, no filme Mamma Mia!, vestido como um deus grego nos créditos finais do filme.

Björn tem-se envolvido profundamente com musical Mamma Mia!, musical este baseado em canções do ABBA. O show abriu em Londres e Inglaterra em abril de 1999, e, desde então tem sido um grande sucesso. O musical Mamma Mia! foi transformado em um filme, que estreou em julho de 2008. O cantor está com 70 anos de idade.

Agnetha Fältskog

13

Em 1983, Agnetha lança seu primeiro álbum em inglês, chamado “Wrap Your Arms Around Me”, que vendeu, apenas na Suécia, 320 mil cópias. Este disco foi produzido pelo produtor australiano Mike Chapman. Também foi seu primeiro disco lançado após sua separação do ABBA. Ela também apareceu num filme sueco chamado ‘Raskenstam’, ainda em 1983, e cantou no mesmo ano a música “It’s So Nice to Be Rich” (português: É tão bom ser rico) como música-tema de um outro filme chamado ‘P&B’.

Agnetha se afastou da mídia e da vida pública. Dizia não escutar mais música, muito menos as do ABBA, sendo até comparada com a atriz Greta Garbo, pois as pessoas raramente a viam. Foram anos de reclusão da vida pública. Ela aceitou gravar, em 1999, uma pequena entrevista, e algumas imagens dela caminhando por Estocolmo, para o documentário The Winner Takes It all – A História do ABBA.

Atualmente, Agnetha vive em um subúrbio calmo de Estocolmo em sua fazenda, junto de sua filha, seu genro e três netos. Em 2004 a cantora voltou aos holofotes com o retorno de sua carreira musical. Seu último disco foi lançado em 2013 intitulado “A”. Ela está com 65 anos de idade e lançou 5 álbuns pós-ABBA.

10 produtos bizarros feitos com bacon

Artigo anterior

7 curiosidades sobre o 7×1 de Brasil e Alemanha

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido