Conheça 4 lugares em que ainda se pagam dotes de casamento

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Mundo Afora      10/02/15 às 17h53

Durante três séculos o dote foi uma coisa comum no Brasil, assim como em outros países do mundo. Ele nada mais era do que um pagamento feito pelos pais da noiva ao noivo, seja em dinheiro ou bens. Quanto maior fosse o dote, mais chances uma mulher teria de se casar.

Apesar da prática ter sido extinta por aqui, em alguns lugares ela ainda existe. Em alguns casos a família da noiva que põe a mão no bolsa, em outras é o próprio noivo quem paga para se casar.

Em países como a Tailândia, por exemplo, a família do noivo precisa de pelo menos 24 quilates de ouro. Enquanto na China, os pretendentes trocam joias e até porcos pela noiva.

1. Se beber, case!

conhaque

Alguns povos ciganos na Ásia Ocidental, Europa e América Latina, têm uma tradição que chama a atenção. O noivo precisa pagar um valor em dinheiro e uma garrafa de bebida ao se casar, de preferência vinho ou conhaque. Outros povos tem o costume de colocar o dinheiro dentro do pão, o que simboliza um presente de Deus.

2. Rei do Gado

A Rajasthani shepherd searches for greener pastures

Na região sul do Sudão, para se casar o noivo precisa presentear a família da pretendente com vacas. O grande problema é que o país é muito pobre e alguns noivos que não têm dinheiro para comprar vacas, por isso tentam roubá-las. A situação é tão crítica que já houve casos de políticos acusados de desviar dinheiro público para comprar algumas cabeças de gado para esse fim.

3. Dívida de sangue

uganda

Em Uganda, no leste da África, o noivo define o valor da mulher ao se casar. Ele define quantas vacas, cabras e galinhas a esposa vale. Segundo parte da população que protesta contra a prática, o dote torna a mulher refém do marido em casos de violência doméstica. Já que ela só pode se divorciar se reembolsar o valor ao marido.

4. Fim da picada

índia

Apesar do costume ser proibido desde 1961, na Índia, o dote também é comum. De acordo com a BBC, 80% das dívidas contraídas por indianos em bancos é para pagar dotes. Alguns bastante curiosos, no estado de Chhattisgarh, a família da noiva não paga em dinheiro, mas com nove espécies diferentes de cobra. Na região, existem mais de 25 mil encantadores de serpente especializados nessa missão.

 

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+