Os olhos do mundo, atualmente, estão voltado para a África. Isso porque todos estão escandalizados com o surto do ebola e a quantidade de mortes que ele está provocando. O risco de uma pandemia da doença é realmente preocupante, mas os especialistas na área da saúde alertam para outros males que estão mais próximos e que fazem milhares de mortes todos os anos.
Na lista que preparamos abaixo, mostramos 5 dessas doenças consideradas mais preocupantes que o ebola. Isso porque podem ser fatais, especialmente para as crianças; e há muito tempo estão contaminando mais e mais pessoas, sem que recebem a devida atenção do mundo:
1. Influenza
As pessoas não se preocupam muito com essa doença, mas o vírus da gripe, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), provoca cerca de 250 mil e meio milhão de mortes por ano, além de internar de 3 e 5 milhões pessoas. Isso porque esse vírus é transmitido de maneira muito mais fácil do que o ebola.
Crianças, gestantes e idosos formam o grupo mais vulnerável à influenza, mas adultos saudáveis também podem ser presas fáceis de algumas cepas do vírus, como aconteceu em 2009, com a pandemia de H1N1. Nesse ano, a doença foi responsável pela morte de 280 mil pessoas.
2. Infecções
Embora existam remédios contra infecções, os médicos estão ficando em alerta com a resistência que alguns agentes patogênicos já apresentam à ação de antibióticos. Isso porque seria um perigo sem tamanho para o mundo, caso ferimentos de pequeno porte e infecções comuns se tornem mortais por não existirem medicamentos capazes os remediar.
Infecções urinárias por E. colli e outras, causadas pela Staphylococcus aureus; por exemplo, já são resistentes aos remédios disponíveis. Conforme a OMS, novas drogas precisam ser desenvolvidas, uma vez que várias enfermidades que são tratadas com antibióticos podem se tornar incuráveis no futuro.
3. HPV
Conhecido como papiloma humano, esse vírus se trata de um agente que pode desencadear o aparecimento de diversos tipos de câncer, como o colo de útero. Aliás, esse, sozinho, é o responsável pela morte de até 270 mil mulheres todos os anos. Hoje em dia, milhares de pessoas estão infectadas por ele e apresentam um destino incerto, apesar de já existir uma vacina contra o HPV, que deve ser aplicada nos adolescentes.
4. Alimentos contaminados
Alimentos e bebidas contaminados podem ser uma bomba para a saúde humana, podendo levar as pessoas à morte. Nos Estados Unidos, por exemplo, aproximadamente 76 milhões são hospitalizados por ano, com problemas provocados por agentes infecciosos, como salmonella, listeria, campylobacter, entre outras.
A única maneira de evitar a contaminação é monitorando a forma de preparo dos alimentos e das bebidas. Isso porque não há vacinas contra esse tipo de infecção.
5. Sarampo
Essa doença é extremamente perigosa e chegou a causar a morte de 122 mil pessoas, em 2012. Ao todo, foram 330 mortes por dia. Embora exista vacina contra o sarampo, ele ainda é uma das principais causas de morte infantil no mundo.
Milhares de crianças estão sendo vacinadas hoje em dia, especialmente as que vivem nas áreas consideradas mais problemáticas. O objetivo, conforme a OMS, é reduzir o número de vítimas até erradicar completamente a doença do planeta.