• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça 5 doenças consideradas mais preocupantes que o ebola

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      17/08/14 às 22h34

Os olhos do mundo, atualmente, estão voltado para a África. Isso porque todos estão escandalizados com o surto do ebola e a quantidade de mortes que ele está provocando. O risco de uma pandemia da doença é realmente preocupante, mas os especialistas na área da saúde alertam para outros males que estão mais próximos e que fazem milhares de mortes todos os anos.

Na lista que preparamos abaixo, mostramos 5 dessas doenças consideradas mais preocupantes que o ebola. Isso porque podem ser fatais, especialmente para as crianças; e há muito tempo estão contaminando mais e mais pessoas, sem que recebem a devida atenção do mundo:

1. Influenza

1

As pessoas não se preocupam muito com essa doença, mas o vírus da gripe, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), provoca cerca de 250 mil e meio milhão de mortes por ano, além de internar de 3 e 5 milhões pessoas. Isso porque esse vírus é transmitido de maneira muito mais fácil do que o ebola.

Crianças, gestantes e idosos formam o grupo mais vulnerável à influenza, mas adultos saudáveis também podem ser presas fáceis de algumas cepas do vírus, como aconteceu em 2009, com a pandemia de H1N1. Nesse ano, a doença foi responsável pela morte de 280 mil pessoas.

2. Infecções

2

Embora existam remédios contra infecções, os médicos estão ficando em alerta com a resistência que alguns agentes patogênicos já apresentam à ação de antibióticos. Isso porque seria um perigo sem tamanho para o mundo, caso ferimentos de pequeno porte e infecções comuns se tornem mortais por não existirem medicamentos capazes os remediar.

Infecções urinárias por E. colli e outras, causadas pela Staphylococcus aureus; por exemplo, já são resistentes aos remédios disponíveis. Conforme a OMS, novas drogas precisam ser desenvolvidas, uma vez que várias enfermidades que são tratadas com antibióticos podem se tornar incuráveis no futuro.



3. HPV

3
Conhecido como papiloma humano, esse vírus se trata de um agente que pode desencadear o aparecimento de diversos tipos de câncer, como o colo de útero. Aliás, esse, sozinho, é o responsável pela morte de até 270 mil mulheres todos os anos. Hoje em dia, milhares de pessoas estão infectadas por ele e apresentam um destino incerto, apesar de já existir uma vacina contra o HPV, que deve ser aplicada nos adolescentes.

4. Alimentos contaminados

4

Alimentos e bebidas contaminados podem ser uma bomba para a saúde humana, podendo levar as pessoas à morte. Nos Estados Unidos, por exemplo, aproximadamente 76 milhões são hospitalizados por ano, com problemas provocados por agentes infecciosos, como salmonella, listeria, campylobacter, entre outras.

A única maneira de evitar a contaminação é monitorando a forma de preparo dos alimentos e das bebidas. Isso porque não há vacinas contra esse tipo de infecção.

5. Sarampo

5

Essa doença é extremamente perigosa e chegou a causar a morte de 122 mil pessoas, em 2012. Ao todo, foram 330 mortes por dia. Embora exista vacina contra o sarampo, ele ainda é uma das principais causas de morte infantil no mundo.

Milhares de crianças estão sendo vacinadas hoje em dia, especialmente as que vivem nas áreas consideradas mais problemáticas. O objetivo, conforme a OMS, é reduzir o número de vítimas até erradicar completamente a doença do planeta.

Próxima Matéria
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+