Conheça as 6 boatos mais famosos da Internet

POR Rafael Miranda    EM Curiosidades      23/01/15 às 19h09

Lendas urbanas e boatos existem há centenas de anos. Hoje é mais fácil de descobrirmos se um fato é verdade ou boato graças a internet. Entretanto, diversas pessoas acabam acreditando em muitos dos boatos que são espalhados em redes sociais.

A seguir você vai ver os 6 boatos mais famosos da internet atualmente. Mesmo com suas farsas já reveladas, esses boatos ainda tem força na internet e acabam enganando muitas pessoas.

A "sereia" encontrada em Manaus

4

Um morador teria achado um corpo de uma sereia próximo à Praia da Lua, em Manaus. Não se sabe como a criatura chegou lá. A informação é de 2008, mas voltou a circular em 2012, e possui até uma matéria feita por um programa local de Manaus, onde "testemunhas" e um "biólogo", comentam a respeito do caso.

Na verdade, o famoso cadáver da sereia é uma obra do artista plástico Juan Cabana. Ele diz que gosta de ficção científica, e gosta de criar coisas que vão impressionar as pessoas.

"A cada compartilhamento o Facebook vai doar dinheiro para ajudar uma pessoa doente"

3

Sabe aqueles posts de cães atropelados ou de criancinhas doentes em que falam que a cada "compartilhada" o Facebook vai doar dinheiro para o tratamento? Pois é. Aquilo é uma das mais estúpidas mentiras que você vai encontrar na rede social de Mark Zuckerberg.

O Facebook não doa (dessa maneira) nenhum centavo para pessoas necessitadas. Apesar de Mark Zuckerberg ser um dos maiores filantropos da atualidade, não é assim que funciona as obras de caridade através da rede social.

É possível começar a páginas e realizar trabalhos de caridade através da plataforma do Facebook, mas, Facebook em si, não recolhe o dinheiro de ninguém, e os botões para ações sociais (Curtir e Compartilhar) não funcionam dessa maneira.

Homem costura partes de um cachorro em seu rosto

5

Imagens bizarras de um homem que costurou um focinho de cachorro em seu rosto circulam na web há muitos anos. Em 2012, a história ganhou destaque novamente e alegaram que a pessoa era um artista do Recife.

Claro que tudo não passou de uma montagem feita com uma cabeça real de um cachorro e com a ajuda da maquiagem e de um pouquinho de photoshop. O focinho do rottweiler foi costurado em um modelo em silicone do rosto do homem e a edição no computador juntou os objetos no rosto do moço.

Esse tipo de "arte" chocou muitas pessoas. Rodrigo Braga é o responsável pela montagem, feita em 2004, e por diversas outras obras que são bastante pertubadoras.

Lula Gigante radioativa é encontrada na Califórnia

6

O acidente nuclear de Fukushima rendeu muito material falso para ser espalhado na internet. Um dos grandes destaques foi o suposto aparecimento de uma lula gigante no mar da Califórnia, nos Estados Unidos.

De acordo com o texto do boato, que foi publicado em inglês no site The Lightly Braised Turnip, um animal de 160 pés (o equivalente a 48 metros) foi encontrado em uma praia de Santa Mônica, nos EUA.

A matéria fala que explicação para a criatura bizarra aparecer seria o desastre de Fukushima. Especialistas teriam dito que o animal teria vindo das águas da usina nuclear que causaram mutações genéticas que acarretaram no crescimento descontrolado.

A lula "gigante" na verdade vem da Espanha. Em outubro de 2013, foi encontrada uma lula de nove metros na praia de Cantabria. Graças ao bom e velho photoshop, eles fizeram o animal ter quase 50 metros de altura.

Ovos no para-brisas para furtar carros

7

Circula pelas redes sociais um suposto novo "golpe" dos ladrões: jogar um ovo no para-brisa do seu carro para que você seja obrigado a parar.

Segundo o texto, você não deveria nunca usar o limpador de para-brisa num caso desses, pois a mistura da água do limpador com o ovo formaria uma "substância viscosa" que bloquearia quase totalmente sua visão.

Este texto circula há mais de dois anos e tem uma versão que teria sido enviada por um delegado da Polícia Civil baiana. Típica estratégia dos hoaxes e lendas urbanas: citar uma suposta autoridade para ganhar credibilidade.

Para desmascarar o boato a revista Autoesporte realizou o teste e comprovou que o limpador de para-brisa consegue limpar tranquilamente a meleca que se forma no vidro do carro.

Maníaco que ataca pessoas com agulha contaminada por HIV

8

Uma das lendas urbanas mais aterrorizantes é a da seringa infectada com o vírus da AIDS. Essa lenda existe em várias versões e diversos idiomas e percorre a Internet desde 1997.

A lenda diz que um rapaz entrou em um cinema e, ao sentar-se, sentiu uma espetada. Quando passou a mão na cadeira, achou uma agulha e um bilhete que dizia: "Bem vindo ao mundo real, agora você também faz parte do mundo do soro-positivo".

O rapaz, desesperado, fez os testes e realmente foi confirmada que ele tinha o vírus HIV, a agulha estava contaminada.

As cidades e as circunstâncias onde teriam ocorrido os supostos ataques são as mais diversas e mudam segundo o idioma e a versão. No Brasil essas lendas urbanas circulam com bastante frequência e com diversas adaptações.

Rafael Miranda
Jornalista viciado em memes e amante da cultura pop.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+